logo RCN
Esportes

Brasil já tem 192 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris

  • (Imagem reprodução) - Brasil já tem 192 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris

Confira alguns nomes conhecidos que já garantiram suas vagas

O Brasil chegou a 192 classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecerá entre 26 de julho e 11 de agosto. Dos 190 atletas, 114 são mulheres e 60 homens

Assim como em Tóquio-2020, quando o Brasil contou com 302 atletas, a expectativa é que a lista de brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 alcance um número menor em razão de esportes coletivos masculinos como futebol e handebol não terem conseguido vaga.

Nomes conhecidos 

Atletismo (12 atletas e 14 vagas)

Entre os atletas que alcançaram o índice olímpico estão Alison dos Santos (400m rasos e 400 m com barreiras), Darlan Romani (arremesso de peso), o “Senhor Incrível” conseguiu o índice olímpico no Troféu Brasil de Atletismo em 7 de julho de 2023 ao arremessar o peso a 21,58 m, Érica Sena (marcha atlética), Erik Cardoso (100 m rasos), o atleta fez história ao cravar 9s97 no Campeonato Sul-Americano e se tornou o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 10s. 

Boxe (10 atletas)

Entre os nomes classificados para o box nas olimpíadas estão Abner Teixeira (+92kg), venceu um colombiano e garantiu na final do Pan, conquistando a vaga olímpica, e Beatriz Ferreira (60kg), atleta que estará em sua segunda Olimpíada. 

Futebol (18 atletas)

Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, a seleção brasileira de futebol feminino foi a primeira equipe a garantir vaga em Paris-2024.

A vaga foi conquistada com a classificação do Brasil para a final da Copa América de futebol feminino, disputada em julho de 2022 na Colômbia. Na decisão, a seleção derrotou a equipe da casa e conquistou o título pela oitava vez.

Surfe (6 atletas)

Entre os classificados estão nomes como Filipe Toledo, classificado após a vitória em J-Bay, 

João Chianca, garantiu a vaga ao se classificar, junto com Filipinho, para o WSL Finals, os dois foram os dois melhores brasileiros no Mundial de 2023, Tatiana Weston-Webb, confirmada em abril por conta da sua colocação no ranking mundial e Gabriel Medina – Campeão do ISA Games, que ajudou o Brasil a conquistar o título por equipes.

Tênis (1 atleta)

Laura Pigossi, medalhista de bronze em duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, garantiu sua vaga olímpica ao alcançar a final dos Jogos Pan-Americanos e desta vez poderá disputar a chave individual também, desde que se mantenha no topo do ranking. 

Vôlei (24 atletas)

A seleção brasileira de vôlei feminino se classificou para Paris-2024 ao ficar em segundo lugar no Pré-Olímpico disputado em Tóquio. A equipe venceu seis jogos e perdeu apenas um, para a Turquia, que foi a campeã e também se classificou.

Já a seleção brasileira de vôlei masculino contou com a torcida para superar obstáculos e garantir a vaga. Depois de muito sofrimento, o Brasil venceu seis jogos, três deles no tie-break, e perdeu apenas para a Alemanha que venceu o pré-olímpico disputado no Rio de Janeiro.

Vôlei de praia (4 atletas)

A dupla que foi campeã mundial em 2022 e vice-campeã em 2023, Duda e Ana Patrícia garantiram vaga matemática em Paris 2024 depois que se classificaram para as quartas de final do Elite 16 de Doha, etapa do Circuito Mundial. Elas são as líderes do ranking mundial.

Confira o número de atletas em outras modalidades:

Taekwondo (4 atletas)
Tênis de Mesa (6 atletas)
Tiro com arco (2 atletas)
Tiro Esportivo (3 atletas)
Triatlo (1 atleta)
Vela (4 atletas)
Maratona Aquática (2 atletas)
Natação (16 atletas
Pentatlo Moderno (1 atleta)
Remo (2 atletas)
Vela (6)
Saltos Ornamentais (2 atletas)
Judô (10 atletas)
Ginástica artística (7 atletas)
Ginástica rítmica (6 atletas)
Ginástica Trampolim (2 atletas)
Handebol (14 atletas)
Ciclismo Estrada (2 atletas)
Esgrima (3 atletas)
Hipismo (7 atletas)
Rúgbi (12 atletas)
Canoagem velocidade (5 atletas)
Ciclismo BMX (1 atleta)
Badminton (1 atleta)

Diferente dos Jogos realizados em 2021, a Olimpíada de Paris-2024 não terá beisebol e caratê na programação, enquanto o breaking será a grande novidade.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de julho. Nos dois dias anteriores já haverá jogos e provas de esportes como futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco.

Rádio 89 nas Olimpíadas 

Os locutores Renildo Ferreira e Otaviano Carvalho estarão em Paris. A Rádio 89.3 FM fará a cobertura do evento ao vivo e garantirá a narração dos jogos nas vozes que os ouvintes da 89 já conhecem bem. 

Acompanhe o Instagram @radio89.3_fm e @rscportal para não perder as atualizações das Olimpíadas de Paris 2024.

Por Redação RSC


Campeonato Citadino de Futsal Imbitubense: competição inicia nesta sexta-feira (3) Anterior

Campeonato Citadino de Futsal Imbitubense: competição inicia nesta sexta-feira (3)

Ondas Gigantes: a partir desta sexta-feira, olhares se voltam para Laguna; entenda Próximo

Ondas Gigantes: a partir desta sexta-feira, olhares se voltam para Laguna; entenda

Deixe seu comentário