logo RCN
Esportes

Governador do Rio Grande do Sul sanciona “Lei Vini Jr.”, que interrompe as partidas em caso de racismo e homofobia

  • - Foto: Vinícius Júnior celebando gol contra o Valencia com o punho cerrado e olhando para a torcida adversária. Foto: Biel Aliño./EFE

A lei foi aprovada no dia 10 de junho, um dia após as condenações na Justiça espanhola dos envolvidos nos atos racistas contra Vini Jr.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou uma norma chamada Lei Vini Jr que estabelece um protocolo para interromper partidas esportivas em casos de racismo e homofobia no estado.

Além disso, o protocolo exige que os organizadores informem a polícia e os torcedores presentes, usando o sistema de som dos locais. Se o ato ocorrer antes do início do jogo, o árbitro pode cancelar a partida.

Esta iniciativa é um passo significativo no combate ao racismo e à homofobia no esporte, refletindo o impacto positivo da postura do jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira contra tais ações.

Lei Vini Jr

A legislação, válida em todo o Rio Grande do Sul, define três níveis de ação para os árbitros em casos de racismo ou homofobia:

Interromper a partida até o fim da conduta discriminatória; Se a conduta se repetir, interromper a partida por 10 minutos e retirar os atletas do campo ou da quadra;Se a conduta persistir, encerrar a partida.

A lei foi aprovada no dia 10 de junho, um dia após as condenações na Justiça espanhola dos envolvidos nos atos racistas contra Vini Jr. em uma partida contra o Valencia, em maio de 2023.

A escolha pelo nome da lei reconhece a mobilização do jogador na luta contra ações preconceituosas de diferentes tipos.

Por redação RSC

12 atletas catarinenses são convocados para as Olimpíadas de Paris; veja os nomes Anterior

12 atletas catarinenses são convocados para as Olimpíadas de Paris; veja os nomes

Catarinense é a única árbitra brasileira convocada para a Copa do Mundo de Futsal Masculino Próximo

Catarinense é a única árbitra brasileira convocada para a Copa do Mundo de Futsal Masculino

Deixe seu comentário