logo RCN

Em busca de novo feito histórico, Flamengo decide título mundial contra o PSG

  • Foto:© REUTERS/Thaier al-Sudani/Direitos reservados - Em busca de novo feito histórico, Flamengo decide título mundial contra o PSG

Campeão da Libertadores, Rubro-Negro encara os franceses na final da Copa Intercontinental da Fifa

Em busca de mais um capítulo histórico, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), para enfrentar o Paris Saint-Germain, da França, na final da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa. A decisão será disputada no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

Classificado para a competição após a conquista da última edição da Copa Libertadores da América, o Rubro-Negro tenta voltar a levantar um troféu de alcance mundial, feito alcançado pela primeira e única vez em 1981.

Às vésperas da decisão, o técnico Filipe Luís destacou a relevância histórica da geração campeã mundial há mais de quatro décadas e reconheceu o impacto daquele time na construção da identidade do clube. “Nunca nenhuma geração será maior do que a de 1981, que foi a primeira. O fato de existirem 40 milhões de flamenguistas é produto daquela geração. Quantos Arthurs existem por causa do Zico? Quantos Leandros? Foi uma equipe que marcou época e fez os pais levarem os filhos aos estádios por anos”, afirmou em entrevista coletiva concedida na terça-feira (16).

Agora, em 2025, o desafio será diante de um PSG embalado pela inédita conquista da Liga dos Campeões da Europa. Para Filipe Luís, a decisão representa uma oportunidade rara na carreira de qualquer atleta ou treinador. “Teremos a chance de disputar mais uma final. Há jogadores que passam toda a carreira sem chegar sequer a uma semifinal de competição importante. Meu foco é estar no melhor nível mental possível para montar o plano ideal, vencer um jogo complicado contra o PSG e ser campeão com o Flamengo, que é a nossa maior motivação”, ressaltou.

Do lado francês, a partida também carrega um significado especial. O clube parisiense busca o primeiro título mundial de sua história. Em 2024, o PSG esteve perto desse objetivo ao chegar à final da Copa do Mundo de Clubes, mas acabou derrotado pelo Chelsea, da Inglaterra.

O técnico Luis Enrique destacou a importância do confronto e a chance de marcar o nome do clube no cenário global. “Sabemos o quanto esse jogo é importante. Isso representa muito para nós. Marcar a história do PSG foi um objetivo na temporada passada e continua sendo agora. É a primeira vez que temos a possibilidade de conquistar esse troféu”, afirmou.

Questionado sobre enfrentar novamente uma equipe brasileira, após a derrota para o Botafogo na Copa do Mundo de Clubes, o treinador espanhol projetou um duelo diferente. “O Botafogo atuou mais fechado, defendendo em seu campo. O Flamengo não joga assim. É um time que trabalha bem a bola, constrói desde trás e pressiona muito sem ela. É fisicamente forte, com jogadores experientes e de muita qualidade, acostumados a grandes decisões. Será uma final apaixonante”, analisou.

Para a decisão, o Flamengo contará com força máxima. O atacante Pedro, que voltou a atuar diante do Pyramids, do Egito, está à disposição, mas deve iniciar no banco de reservas. A tendência é que Filipe Luís escale a equipe com: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Plata e Bruno Henrique.

 

Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil

Vasco tenta quebrar longo tabu diante do Corinthians na final da Copa do Brasil Anterior

Vasco tenta quebrar longo tabu diante do Corinthians na final da Copa do Brasil

Vasco vence batalha no clássico, elimina o Fluminense e volta a sonhar com título nacional Próximo

Vasco vence batalha no clássico, elimina o Fluminense e volta a sonhar com título nacional

Deixe seu comentário