logo RCN
Economia

Agosto é infinito, mas o salário não; confira dicas de como sobreviver ao mês infinito

  • (Imagem reprodução) - Agosto é infinito, mas o salário não; confira dicas de como sobreviver ao mês infinito

Mês não tem feriados nacionais e conta com a pressão das despesas do início do ano, como parcelas de compras, rematrículas escolares e preparação para os gastos de fim de ano

Agosto já é comumente conhecido por ser um mês difícil para o bolso dos brasileiros, em 2024 não está sendo diferente.  Segundo uma pesquisa recente da Serasa, realizada em parceria com o Instituto Opinion Box, 33% das 2.446 pessoas entrevistadas enfrentam dificuldades para cobrir todas as suas despesas durante o mês de agosto devido à sua duração e ao impacto das contas acumuladas.

Sem feriados nacionais e com a pressão das despesas do início do ano, como parcelas de compras, rematrículas escolares e preparação para os gastos de fim de ano, muitos brasileiros sentem o peso financeiro de agosto. 

“Com a chegada do segundo semestre, as famílias sentem o impacto das despesas acumuladas e a falta de feriados pode intensificar a sensação de que o mês nunca termina, aumentando a percepção de insuficiência do salário”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome da Serasa.

De acordo com a pesquisa, apenas 35% dos participantes acreditam que conseguirão terminar o mês com alguma reserva de dinheiro, enquanto 36% esperam estar financeiramente vulneráveis ao final do mês. Além disso, 22% consideram agosto o mês mais desafiador do ano em termos de finanças.

Agosto é Infinito, Mas o Salário Não

Para ajudar os consumidores a gerenciarem melhor suas finanças, a Serasa lançou uma campanha de educação financeira com o lema “Agosto é Infinito, Mas o Salário Não”. A campanha conta com a colaboração de especialistas em finanças pessoais e influenciadores digitais que propõem desafios semanais para promover a economia consciente e evitar o endividamento.

Conheça alguns dos desafios

  • 7 Dias Sem Delivery: Incentiva a preparação de refeições em casa para reduzir gastos com serviços de entrega. Com @helidasantos.fp.
  • 7 Dias para Rever Streamings: Foca na revisão e cancelamento de assinaturas de serviços de streaming não utilizados. Com @eu.camilaazevedo.
  • 7 Dias Sem Compras Impulsivas: Promove a reflexão sobre a real necessidade de cada compra para evitar gastos desnecessários. Com @natalia.finanças.
  • 7 Dias Sem Abuso Noturno: Sugere substituições de saídas caras por encontros em casa para reduzir despesas com alimentação e lazer. Com @duplaeconomia.

“A campanha visa estimular hábitos de economia que são importantes não apenas para agosto, mas para o ano todo. Com o apoio de influenciadores, esperamos ajudar os brasileiros a manterem suas finanças sob controle e evitar o endividamento”, encerra Gabriela Siqueira, especialista da Serasa.

Por Redação RSC


Pintura no acesso ao Alto Arroio é suspensa após protestos em Imbituba Anterior

Pintura no acesso ao Alto Arroio é suspensa após protestos em Imbituba

Celesc entra em acordo com trabalhadores e greve chega ao fim em todo estado Próximo

Celesc entra em acordo com trabalhadores e greve chega ao fim em todo estado

Deixe seu comentário