Imbituba e Laguna retomam diálogo para resolver impasse sobre divisa territorial
Arranha-céu de SC que pode perder posto de mais alto do país para 'prédio de Neymar' não prevê disputa por altura: 'não existe possibilidade'
-
- One Tower (esquerda) e Yachthouse (direita) — Foto: FG/ Divulgação e Pasqualotto & GT/ Divulgação
Com 290 metros, One Tower, em Balneário Camboriú, atualmente lidera o ranking The Skyscrapper City, que mapeia edifícios no mundo. Colocação pode ser perdida após construção de pináculo em prédio vizinho.
A construtora responsável pelo residencial de Balneário Camboriú considerado o mais alto do país, segundo o ranking internacional The Skyscrapper City, informou que não pretende travar uma disputa por altura mesmo após saber que pode perder o posto para outro arranha-céu na mesma cidade (relembre mais abaixo).
Segundo o presidente da construtora, Jean Graciola, o One Tower, de 290 metros, já está concluído e "não existe a menor possibilidade de alterações ou acréscimos".
Mudança de altura
No segundo lugar da lista dos gigantes brasileiros está um edifício de 281 metros e 81 andares, localizado a cerca de 500 metros do primeiro colocado. O Yachthouse, como é chamado, no entanto, terá sua altura aumentada para 294,1 metros após a instalação de pináculos (elementos decorativos) em suas duas torres, segundo a construtora responsável.
Dessa forma, o empreendimento conhecido pelo investimento de Neymar, que comprou ainda na planta uma cobertura avaliada em R$ 60 milhões (assista abaixo), deve ultrapassar a altura do vizinho. Segundo o empresário Alcino Pasqualotto, que comanda a Pasqualotto & GT, responsável pela obra, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos na última semana de fevereiro.
"Esse detalhe final arquitetônico em nosso empreendimento há muito tempo já era previsto, porém queríamos ter total segurança na instalação, e fizemos diversos testes e projetos antes de começar a execução", afirma.
Mais alto do país
Atual prédio residencial mais alto do país, conforme o ranking The Skyscrapper City, o One Tower tem 290 metros de altura e 84 pavimentos. Também possui quatro andares reservados para área de lazer. Na construção foram utilizadas mais de 9 mil toneladas de aço, 5 mil toneladas de contrapiso e reboco, e quase 25 mil metros cúbicos de concreto. São mais de 52,7 mil metros quadrados de área construída e mais de 2 mil trabalhadores.

A obra foi entregue aos moradores com todos os 119 apartamentos vendidos no dia 17 de dezembro de 2022. Na ocasião, o prédio desbancou as torres do Yachthouse, que ocupavam até então o primeiro lugar dos prédios residenciais mais altos do país, e que, agora, buscam retomar a posição.
Lista atual dos mais altos prédios residenciais do Brasil
- One Tower – Balneário Camboriú/SC – 290 metros
- Yachthouse by Pininfarina Tower 1 – Balneário Camboriú/SC – 281 metros
- Yachthouse by Pininfarina Tower 2 – Balneário Camboriú/SC – 281 metros
- Infinity Coast Tower - Balneário Camboriú/SC - 235 metros
- Epic Tower - Balneário Camboriú/SC - 191 metros
- Copenhagen - Balneário Camboriú/SC - 190 metros
- Tour Geneve - João Pessoa/PB - 182 metros
- Kingdom Park Residence - Goiânia/GO - 181 metros
- Millenium Palace - Balneário Camboriú/SC - 177 metros
- New York Apartments - Balneário Camboriú/SC - 176 metros
Por g1 sc
Deixe seu comentário