Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024 com dicas e exemplos de textos nota mil
Casa de repouso chama atenção nas redes com atividades de páscoa
-
(Imagem RSC Portal) - Casa de repouso chama atenção nas redes com atividades de páscoa
O RSC Portal visitou o local e conversou com a equipe de funcionários e residentes sobre as programações que estão acontecendo por lá.
Faltam apenas alguns dias para uma das datas comemorativas mais emblemáticas e queridas por grande parte das pessoas, a Páscoa. A data remonta a morte e ressurreição de Cristo para alguns, e para outros, significa cartão verde para muito chocolate. Na Casa de Repouso Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro de Vila Nova, o clima já está diferente nesta semana anterior ao dia festivo.
Nesta semana, a instituição chamou atenção nas redes sociais mostrando vídeos das atividades, com tema de páscoa, sendo realizadas com os idosos. O RSC Portal visitou o local e conversou com a equipe de funcionários e residentes sobre as programações que estão acontecendo por lá.
Ao longo da semana os idosos coloriram desenhos com lápis de cor, pintaram ovos de páscoa e coelhos de gesso, fizeram colagens com algodão e lantejoulas, entre outras atividades. Valter Oliveira, cuidador de idosos na Casa de Repouso Imaculada Conceição, e um dos responsáveis pelas recreações, área na qual trabalha a cerca de 15 anos, contou sobre os trabalhos que estão sendo realizados ali.
“Essa semana de Páscoa a gente está trabalhando com a arte plástica, despertando o cognitivo dos idosos. Eles têm um apreço pelas artes, então a gente está tentando explorar bastante esse gosto deles pelas artes. Essa semana trabalhamos com a pintura dos ovos e estamos trabalhando hoje com a pintura de coelhos de gesso. Trabalhamos também com desenhos à mão livre, pintura com giz de cera, lápis de madeira e assim por diante”, explicou Valter.
De acordo com os profissionais da casa, os velhinhos gostam muito das atividades. A prioridade é o bem-estar dos idosos em um contexto geral e não apenas no quesito físico, o cuidado é humanizado.
Emanuel, de 70 anos, está na casa há um ano e comentou o que acha das pessoas que trabalham na casa. “Gosto. Aí tudo é irmão, é uma família, família unida”, disse ele.
“Agora nós estamos na semana de Páscoa, e estamos fazendo várias atividades com eles, atividades diferentes. É uma novidade para eles, uma distração. Alguns gostam, outros não, outros já topam tudo e é bem divertido. Eles entram no clima, eles entram na bagunça, e daqui a pouco, quem não queria já está rindo também e querendo. Isso é bem bacana pra gente”, compartilhou Verônica, técnica de enfermagem que atua na casa há cerca de dois anos.
Doações
A iniciativa de incentivar que os idosos façam atividades manuais é recente e a diretoria da casa compartilhou a necessidade de doações que ajudem a manter as oficinas.
“Somos uma instituição filantrópica, então a gente trabalha diretamente com as doações. Além de produtos de higiene e alimentação, a gente também precisa de doação de lápis de cor, de giz de cera, cartolina, tesoura, cola e qualquer material que venha agregar aqui nas oficinas”, contou Verônica.
A técnica também reforçou a necessidade produtos de higiene, como antitranspirante, shampoo, condicionador e sabonetes, por exemplo. Pessoas que se disponham a ser um ombro amigo, também são bem vindos. “Se não tiver condições de fazer uma doação, é possível ser voluntário”, comentou Verônica.
Bingo caridoso
Na próxima quinta-feira (28), a casa realizará um bingo 100% direcionado aos idosos, eles receberão os brindes. As cuidadoras estão arrecadando agradinhos como doces sem açúcar, produtos de higiene pessoal, perfumes, sabonetes e outros itens que possam despertar o interesse dos mais velhos.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário