logo RCN
Geral

Criador do Menino Maluquinho morre aos 91 anos

  • (Mundo Zira/Divulgação) - Criador do Menino Maluquinho morre aos 91 anos

Ziraldo faleceu dormindo no apartamento onde morava no Rio de Janeiro

O escritor e desenhista Ziraldo morreu neste sábado (06), aos 91 anos. Segundo a família, que confirmou a informação da morte, o artista faleceu dormindo, por volta das 15h, no apartamento onde morava no Rio de Janeiro.

Criador de personagens como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, Ziraldo Alves Pinto nasceu na cidade de Caratinga, no estado de Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932.O artista começou a escrever histórias em quadrinhos quando tinha 12 anos e, em 1949, publicou sua primeira história.

O cartunista começou a ser conhecido nacionalmente quando, em 1963, passou a desenhar para o Jornal do Brasil. No ano seguinte, com o início da Ditadura Militar, a Turma do Pererê deixou de ser publicada. Já em 1969, foi um dos fundadores do periódico O Pasquim, jornal sob a mira do regime militar.

Aclamado pelo trabalho literário infantil, Ziraldo recebeu diferentes premiações, como o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com O Menino Maluquinho, e novamente em 2012, com Os Meninos do Espaço. 

Menino Maluquinho 

A criação mais conhecida de Ziraldo, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão. 

O escritor parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

Na TV Brasil, os 26 episódios do programa Um Menino muito Maluquinho foram apresentados ao longo de 2006. O cartunista e escritor ainda apresentou o ABC do Ziraldo durante cinco temporadas. Foram 189 episódios onde o tema era sempre incentivar jovens e crianças ao hábito da leitura.

Uma mostra interativa sobre os desenhos de Ziraldo está atualmente em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Com o nome "Mundo Zira - Ziraldo Interativo", a exposição homenageia a trajetória do multiartista e tem previsão de encerramento no dia 13 de maio deste ano. 


Homem morre em acidente de trânsito em Garopaba Anterior

Homem morre em acidente de trânsito em Garopaba

Dois atletas morrem em acidente a caminho de partida de futsal em SC Próximo

Dois atletas morrem em acidente a caminho de partida de futsal em SC

Deixe seu comentário