logo RCN
Geral

Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna

  • Imagem divulgação Instatuto Australis - Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna

Animal de grande porte mobilizou equipes do ProFRANCA e do Projeto de Monitoramento de Praias nesta terça-feira (1º)

Nesta terça-feira (1º), um cachalote foi encontrado encalhado já sem vida na praia de Itapirubá Sul, em Laguna. A ocorrência mobilizou equipes do ProFRANCA (Projeto Franca Austral) e dos trechos 1 e 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O primeiro registro foi feito por moradores locais, e confirmado pela equipe da UDESC, responsável pelo Trecho 1 do projeto.

O cachalote, espécie de hábitos oceânicos, é considerado raro no litoral catarinense. Machos adultos podem medir até 19 metros e pesar 60 toneladas, enquanto as fêmeas chegam a 12 metros e 25 toneladas. Uma das características mais marcantes do animal é o tamanho da cabeça, que representa cerca de um quarto de seu corpo. 


Apesar de sua presença ser registrada em todos os oceanos, a espécie geralmente habita águas profundas, o que torna avistamentos próximos à costa incomuns.

A necropsia e a coleta de amostras biológicas serão realizadas pela equipe da UDESC, com o objetivo de identificar a possível causa da morte. A orientação das autoridades é para que a população respeite o isolamento da área, evitando riscos à saúde pública e não interferindo nos procedimentos técnicos. 

A ação faz parte de um esforço conjunto previsto no licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, conduzido pelo Ibama.

Por Redação RSC

Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna Anterior

Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna

Imbituba apoia participação de artistas locais em exposição regional sobre arte e sustentabilidade Próximo

Imbituba apoia participação de artistas locais em exposição regional sobre arte e sustentabilidade

Deixe seu comentário