logo RCN
Geral

Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna

  • Imagem divulgação Instatuto Australis - Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna

Animal de grande porte mobilizou equipes do ProFRANCA e do Projeto de Monitoramento de Praias nesta terça-feira (1º)

Nesta terça-feira (1º), um cachalote foi encontrado encalhado já sem vida na praia de Itapirubá Sul, em Laguna. A ocorrência mobilizou equipes do ProFRANCA (Projeto Franca Austral) e dos trechos 1 e 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O primeiro registro foi feito por moradores locais, e confirmado pela equipe da UDESC, responsável pelo Trecho 1 do projeto.

O cachalote, espécie de hábitos oceânicos, é considerado raro no litoral catarinense. Machos adultos podem medir até 19 metros e pesar 60 toneladas, enquanto as fêmeas chegam a 12 metros e 25 toneladas. Uma das características mais marcantes do animal é o tamanho da cabeça, que representa cerca de um quarto de seu corpo. 


Apesar de sua presença ser registrada em todos os oceanos, a espécie geralmente habita águas profundas, o que torna avistamentos próximos à costa incomuns.

A necropsia e a coleta de amostras biológicas serão realizadas pela equipe da UDESC, com o objetivo de identificar a possível causa da morte. A orientação das autoridades é para que a população respeite o isolamento da área, evitando riscos à saúde pública e não interferindo nos procedimentos técnicos. 

A ação faz parte de um esforço conjunto previsto no licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, conduzido pelo Ibama.

Por Redação RSC

Capacitação em primeiros socorros prepara profissionais da educação de Imbituba Anterior

Capacitação em primeiros socorros prepara profissionais da educação de Imbituba

Imbituba apoia participação de artistas locais em exposição regional sobre arte e sustentabilidade Próximo

Imbituba apoia participação de artistas locais em exposição regional sobre arte e sustentabilidade

Deixe seu comentário