logo RCN
Geral

Capacitação em primeiros socorros prepara profissionais da educação de Imbituba

  • Imagem Duda Indalêncio - RSC Portal - Capacitação em primeiros socorros prepara profissionais da educação de Imbituba

Treinamento do SAMU cumpre a Lei Lucas e ensina como agir em situações de emergência com crianças

Na última sexta-feira (27), profissionais da Rede Municipal de Educação de Imbituba participaram de uma formação promovida na Biblioteca Pública Municipal. O treinamento foi conduzido pela equipe do SAMU e abordou técnicas que podem salvar vidas em situações emergenciais.

A chamada Lei Lucas, sancionada em 2018, tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e espaços de recreação infantil. O objetivo é garantir que esses profissionais estejam preparados para agir corretamente até a chegada do socorro especializado.

“Manobra de desengasgo, reanimação, contenção de hemorragias... são diversas técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia para salvar vidas”, explicou Humberto, socorrista do SAMU. “Nosso objetivo é levar mais segurança às escolas e às nossas crianças.”


O conteúdo foi adaptado para pessoas sem formação na área da saúde. “O treinamento é pensado para pessoas leigas. Falamos de forma simples, para que consigam compreender e aplicar não só nas escolas, mas também na vida pessoal”, afirmou Tonilson, representante do Núcleo de Educação em Urgência do Estado de Santa Catarina.

O professor de Educação Física João destacou o impacto da formação. “Vivemos muitas situações nas escolas e nem sempre sabemos como agir. Esse treinamento trouxe noções valiosas sobre atendimento de urgência. Todo mundo deveria passar por isso.”


Gabriela, técnica da Secretaria Municipal de Educação, reforçou o compromisso com a segurança no ambiente escolar. “Queremos garantir que todos os profissionais estejam preparados para agir com segurança em qualquer situação. A receptividade tem sido excelente, e muitos relatam que já puderam aplicar os conhecimentos em momentos críticos.”

O treinamento também está disponível para outros segmentos da sociedade. Clínicas, empresas, lares geriátricos e instituições públicas ou privadas podem solicitar capacitações voltadas a primeiros socorros com foco em jovens e crianças. Para agendar, basta entrar em contato com a equipe do SAMU pelo WhatsApp (48) 99610-9154.

Por Redação RSC

Tecnologia, ciência e meio ambiente: alunos da EEB Henrique Lage realizam Feira de Ciências com projetos sustentáveis Anterior

Tecnologia, ciência e meio ambiente: alunos da EEB Henrique Lage realizam Feira de Ciências com projetos sustentáveis

Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna Próximo

Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna

Deixe seu comentário