logo RCN
Educação

Tecnologia, ciência e meio ambiente: alunos da EEB Henrique Lage realizam Feira de Ciências com projetos sustentáveis

  • Imagem Duda Indalêncio - RSC Portal - Tecnologia, ciência e meio ambiente: alunos da EEB Henrique Lage realizam Feira de Ciências com projetos sustentáveis

Evento envolveu múltiplas disciplinas e abordou temas como revoluções industriais, ODS e preservação ambiental

Na manhã desta quarta-feira (02), a Escola de Educação Básica Henrique Lage foi palco de um verdadeiro laboratório de ideias. A Feira de Ciências reuniu trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas áreas de geografia, história, artes e ciências, com foco especial em sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental.

A professora de Geografia, Daniela, destacou a importância do projeto e  reflexões feitas a partir de tudo que foi produzido ao longo do mês de junho, mês do meio ambiente. “Trabalhamos a partir da frase ‘pense globalmente e aja localmente’, com foco em tecnologia e sustentabilidade. Os alunos exploraram as quatro revoluções industriais, construíram caiaques com garrafas PET, robôs e outras experiências. Também inserimos os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030. Foi um trabalho realmente inovador”, afirmou.


Na área de Ciências, a proposta foi colocar os alunos em contato com o método científico. “Pensamos em hipóteses, testagem e experimentação, com foco também em projetos que envolvessem preservação ambiental. Alguns testes não deram certo e os alunos se frustraram, mas essa é a essência da ciência: tentativa e erro”, explicou a professora Cláudia.

Os alunos também aprovaram a experiência. Heloísa, do 8º ano, comentou que a feira foi uma oportunidade de expressão e criatividade. “Mesmo tendo um tema, pudemos fazer algo que achamos legal. Foi muito divertido e pude aprender coisas novas.” Já Lucas, do 9º ano, construiu um barco com garrafa PET para mostrar que materiais recicláveis podem ter utilidades práticas. “Muita gente joga fora, mas eles podem servir para muitas coisas.”


Com iniciativas como essa, a EEB Henrique Lage reforça o papel da escola como agente formador de consciência crítica e ambiental, semeando um futuro mais sustentável e participativo.

Por Redação RSC

Com chegada do inverno, ViaCosteira orienta motoristas sobre riscos causados pela neblina na BR-101 Sul Anterior

Com chegada do inverno, ViaCosteira orienta motoristas sobre riscos causados pela neblina na BR-101 Sul

Capacitação em primeiros socorros prepara profissionais da educação de Imbituba Próximo

Capacitação em primeiros socorros prepara profissionais da educação de Imbituba

Deixe seu comentário