Calor extremo e temporais devem marcar a semana do Natal em Santa Catarina
Calor extremo e temporais devem marcar a semana do Natal em Santa Catarina
-
Imagem Reprodução - Calor extremo e temporais devem marcar a semana do Natal em Santa Catarina
Temperaturas acima dos 35°C e instabilidades diárias exigem atenção da população, alerta Defesa Civil
A semana do Natal promete trazer o cenário típico do verão catarinense: tempo abafado, temperaturas elevadas e risco diário de temporais. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os dias começam com sol forte e rápida elevação da temperatura, mas as condições mudam ao longo da tarde, quando aumentam as chances de pancadas de chuva e tempestades.
O calor deve ser um dos protagonistas dos próximos dias, com máximas que podem passar dos 35°C em praticamente todas as regiões. No Litoral Norte, a tendência é de calor ainda mais intenso entre terça-feira (23) e quinta-feira (25), quando os termômetros podem se aproximar dos 38°C. A combinação de temperatura alta e umidade favorece a formação de temporais, que podem vir acompanhados de chuva forte, ventania, descargas elétricas e, em alguns casos, granizo.
As instabilidades começam já nesta segunda-feira (22), atingindo de forma mais significativa áreas do Oeste, Alto Vale e Sul catarinense. Na véspera e no dia de Natal, a passagem de uma frente fria reforça o risco de temporais na Grande Florianópolis, no Alto Vale e no Norte do estado.
Na sexta-feira (26), embora o calor persista, a tendência é de que as instabilidades diminuam em relação aos dias anteriores, ainda assim, não estão descartadas ocorrências pontuais entre a tarde e a noite.
A Defesa Civil orienta que moradores e turistas acompanhem os alertas meteorológicos pelos canais oficiais e adotem medidas de autoproteção durante períodos de calor extremo e tempestades.
Por Redação RSC

Deixe seu comentário