logo RCN
Superação

Claudinei Nascimento, o homem que voltou a enxergar

  • Foto: RSC Portal/Divulgação - Arenilton Carvalho, Claudinei Nascimento e Silvia Regina

Por: Vítor Fernandes

Conheça a história do morador do Alto Arroio que perdeu a visão e a recuperou com auxílio da Rádio 89.3 FM

Claudinei Nascimento, morador do bairro Alto Arroio (Imbituba), com 52 anos, perdeu a visão dos dois olhos, em decorrência da doença de catarata. O homem, pintor e habitante do município há dois anos, perdeu sua mãe e dois irmãos devido a Covid-19, em 2020, na cidade de Tijucas. Ele conta que todos faleceram em semanas consecutivas. 

Após 42 anos na cidade, decidiu mudar para a capital das baleias-francas e começar sua vida do zero. Aqui, Claudinei conheceu Silvia Regina, que de acordo com ele foi o maior presente da sua vida. Silvia cuidou e o apoiou no momento que mais precisou.

Entre junho e agosto de 2021, Claudinei notou que sua visão do olho esquerdo estava ficando embaçada.

“Comecei a bater de bicicleta, errar as ruas, vestir roupas viradas e tropeçar nas coisas. Teve um dia que eu cheguei em casa só com uma manga da camisa, eu não enxerguei a cerca e passei de bicicleta”, conta Claudinei. 

O pintor foi até o posto de saúde do seu bairro e foi informado que seu caso seria encaminhado para a Secretaria de Saúde e posteriormente ao Hospital Celso Ramos, em Florianópolis. Após fazer os exames necessários, a cirurgia foi marcada para o dia 25 de agosto de 2021. Porém, quando o grande dia chegou, as coisas não foram como esperado. 

“Cheguei lá e alegaram que não tinha nada marcado e que não estava no mapa. A cada dia que passava estava piorando, cada semana e mês piorava mais”, afirmou. 

Claudinei começou a perder cada vez mais a visão do lado esquerdo e, para piorar, o lado direito também.

 “Passei aniversário, natal e ano novo sem enxergar”, disse o homem.

“E pra quem que vou pedir ajuda? Se eu não tenho ninguém, não tenho parente, só tenho minha mulher.”

Então, Silvia Regina iniciou uma jornada de trabalho em um restaurante, a qual os ajudava a pagar as contas. Claudinei conta que algumas vezes sua esposa chegava queimada e muito cansada. No entanto, mesmo sem enxergar, ele sentia que não deveria ficar parado e auxiliar em alguma coisa. 

Determinado em voltar a ver, mesmo com os especialistas dizendo que o seu caso não tinha jeito, ele foi em frente e persistiu. Após ter a possibilidade de ser ajudado, através da Rádio 89.3 FM,  Claudinei falou com Arenilton Carvalho, apresentador dos programas Espaço Aberto e Jornal da 89, e uma nova jornada se iniciou. 

A equipe da rádio coletou todas as informações necessárias e ficou com as papeladas de Claudinei, no objetivo de resolver o mais rápido possível sua situação. “Se ele tinha todas as documentações, a Secretaria de Saúde teria que dar uma resposta” disse Arenilton Carvalho.

“Conversamos com o setor responsável e foi confirmado que realmente ele tinha toda a documentação correta”, informou o radialista. Em seguida, uma nova etapa de exames foi marcada e posteriormente a esperada cirurgia. 

Depois de algum tempo recuperado, Claudinei retornou a Rádio 89.3 FM para agradecer todo o apoio. “Na primeira vez, subi as escadas com ajuda da minha mulher e agora pude vir enxergando” conta o homem que pode ver o rosto das pessoas que o ajudaram em uma das situações mais desafiadoras da sua vida.

A equipe da Rede Souza de Comunicação é grata por fazer parte de ações deste tipo e usar da grande influência da Rádio 89.3 FM para ajudar quem necessita. 


Reajuste do IPVA em SC passa a ter Anterior

Reajuste do IPVA em SC passa a ter "trava"; entenda

Cerpalo recebe Moção de Aplausos na Câmara de Paulo Lopes Próximo

Cerpalo recebe Moção de Aplausos na Câmara de Paulo Lopes

Deixe seu comentário