CERPALO celebra formatura do Programa Mulheres Cooperativistas
Com número recorde de atletas, Desafio Rota da Baleia 2025 promete edição histórica no litoral catarinense
-
Foto: Foco Radical/Esporte News Mundo/ Desafio Rota da Baleia - Com número recorde de atletas, Desafio Rota da Baleia 2025 promete edição histórica no litoral catarinense
Prova une esporte, natureza e avistamento de baleias em percurso por três cidades do Sul de SC
A edição de 2025 do Desafio Rota da Baleia já entrou para a história antes mesmo da largada. Prevista para o dia 13 de setembro, a corrida atingiu a marca de 500 atletas inscritos, consolidando-se como a maior já realizada desde a criação do evento. Com percursos de 8 km a 80 km, o desafio conecta as paisagens litorâneas de Laguna, Imbituba e Garopaba e reforça o vínculo entre esporte e preservação ambiental.
O trajeto passa por 23 praias, 10 costões e trilhas que cruzam áreas de preservação e cartões-postais do litoral catarinense. O cenário se torna ainda mais especial com a presença das baleias-francas, que costumam aparecer na região entre julho e outubro, exatamente no período da prova.
Além de reunir corredores de diferentes estados brasileiros, o evento deste ano terá a participação de mais de 40 atletas vindos do Uruguai. O destaque da programação é a corrida de 80 km, que pode ser disputada em equipes de até oito pessoas. O revezamento ocorre em nove postos de controle, com trechos de até 13 km entre eles.
Entre as novidades da edição 2025 está o aumento da tradicional prova de 40 km, que agora atinge a distância oficial de maratona (42 km). Já a menor das disputas, com 8 km, será realizada inteiramente na faixa de areia da Praia Central de Garopaba. A arena de chegada será montada no Camping Lagoamar, onde os atletas serão recepcionados após completarem seus desafios.
Com a Praia do Rosa (única baía brasileira no seleto Clube das Mais Belas Baías do Mundo) entre os pontos do trajeto, o Desafio Rota da Baleia vai muito além de uma competição esportiva. Ele se consolida como um convite à contemplação da natureza, à superação pessoal e à valorização do ecoturismo em Santa Catarina.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário