logo RCN
Geral

Mar brilha em azul neon durante a noite em fenômeno natural da bioluminescência

  • Imagem Divulgação Internet - Mar brilha em azul neon durante a noite em fenômeno natural da bioluminescência

Fenômeno natural causado por algas que brilham no escuro surpreende banhistas no litoral catarinense, sem riscos à saúde, mas com muita beleza

Um espetáculo raro e encantador chamou a atenção de quem esteve à beira-mar na noite de sexta-feira (11). Ondas brilhando em azul neon foram registradas em Porto Belo, no litoral catarinense, em um fenômeno conhecido como bioluminescência, causado por microalgas da espécie Noctiluca scintillans. A luz aparece quando há movimento na água, como o das ondas, e é resultado de uma reação bioquímica entre as substâncias luciferina e luciferase, presentes nas células dessas algas.

Segundo especialistas, o fenômeno não representa risco à saúde humana. “Não há registros de toxicidade, mas é importante monitorar, pois essas algas podem atrair outros organismos”, explica o professor de oceanografia Márcio Tamanaha, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O professor Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da mesma universidade, também reforça que a bioluminescência é natural e não está ligada à poluição. Ele aponta que as aparições são mais frequentes nas chamadas “estações de meia estação”, como outono e primavera, e costumam ocorrer em regiões de arrebentação, onde o turbilhonamento da água aumenta a oxigenação e ativa a luz.
Embora o fenômeno impressione, não é a primeira vez que ocorre no litoral catarinense. Em julho de 2024, o mesmo brilho foi registrado na praia da Ribanceira, em Imbituba, e também no mar de Garopaba. A tendência, segundo os pesquisadores, é que os episódios se tornem mais frequentes, já que essas microalgas são cosmopolitas, ou seja, existem em diversas partes do mundo.
Apesar de não ser perigoso, o fenômeno ainda intriga muitos banhistas. As imagens, que circularam pelas redes sociais, mostram o mar iluminado em tons fluorescentes, criando um visual que lembra filmes de ficção científica. Porém, trata-se apenas da natureza em sua forma mais surpreendente.

Por Redação RSC

Com número recorde de atletas, Desafio Rota da Baleia 2025 promete edição histórica no litoral catarinense Anterior

Com número recorde de atletas, Desafio Rota da Baleia 2025 promete edição histórica no litoral catarinense

Arraiá da ACH celebra tradições e fortalece laços no Centro Histórico de Garopaba Próximo

Arraiá da ACH celebra tradições e fortalece laços no Centro Histórico de Garopaba

Deixe seu comentário