Casan anuncia redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto em SC ainda em 2025
-
Foto: Divulgação - Casan anuncia redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto em SC ainda em 2025
Desconto começa a valer em dezembro e será refletido nas contas de janeiro de 2026
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) deve anunciar nesta quarta-feira (22) uma redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto em Santa Catarina. A medida começa a valer a partir das leituras de consumo realizadas em dezembro de 2025, impactando as faturas com vencimento em janeiro de 2026. A informação será comunicada aos consumidores nas contas enviadas a partir de novembro do mesmo ano.
A decisão foi autorizada por agências reguladoras do setor: Aresc (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), Aris (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), Agir (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e Cisam-Sul (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental).
Segundo o Presidente da Casan, Edson Moritz, a redução é resultado de um reequilíbrio financeiro da companhia. “A expectativa era atingir esse resultado em 24 meses, mas com ações de reestruturação e gestão, conseguimos antecipar o desconto em seis meses”, afirmou Moritz.
Investigação sobre reajuste anterior
Apesar do anúncio da redução, a Casan está na mira do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Na semana passada, a 29ª Promotoria de Justiça abriu um inquérito civil para investigar um possível reajuste abusivo aplicado pela companhia em março deste ano, quando as tarifas foram aumentadas em 5,56%.
O procedimento, conduzido pelo promotor Fabrício José Cavalcanti, apura se houve prática abusiva no reajuste autorizado pelas mesmas agências reguladoras que agora aprovaram a redução.
Em nota, a Casan informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a investigação. A companhia também defende que os reajustes seguem critérios técnicos definidos pelas agências reguladoras e são baseados em índices oficiais, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O último aumento, segundo a empresa, corresponde à variação acumulada entre abril de 2023 e setembro de 2024.
Por Redação RSC, com informações do ND+
Deixe seu comentário