logo RCN
Segurança

Famílias do Rio Grande do Sul são acolhidas em Santa Catarina

  • - Foto: Divulgação/Prefeitura de São João do Sul

Migrantes estão sendo acolhidas pela Assistência Social para sanar necessidades

Enfrentando um dos maiores desastres climáticos já visto, famílias do Rio Grande do Sul têm migrado para Santa Catarina. Aqui, estão sendo acolhidas pela Assistência Social em questões relacionadas a abrigos, encaminhamentos de documentação, benefícios eventuais e até para o mercado de trabalho.

Para ter números mais exatos e levantar que tipo de auxílio necessitam, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) está mapeando as famílias que estão migrando do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. 

A cidade de São João do Sul, por exemplo, já cadastrou mais de 100 pessoas que vieram do Rio Grande do Sul em virtude das cheias.

A assistente social de São João do Sul, Mara Elenir Vefago, explica que a demanda tem aumentado bastante e as famílias que estão migrando, de modo geral, já são de pessoas de baixa renda e que precisam de toda ajuda. “Todo dia estão chegando pessoas. Muitos vão para a casa de familiares, mas todos precisam de roupas, colchões, cobertas e alimentos. Aqui estamos fazendo todos os encaminhamentos necessários”, disse.

Outra cidade recebendo muitos gaúchos é Passos de Torres, que já acolheu 50 famílias gaúchas, totalizando 89 pessoas entre crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência. “São pessoas que precisam de tudo, roupas, calçados, cobertores, materiais de higiene. Também estamos tentando auxiliar nas questões de documentação”, informa a assistente social, Ana Paula Cardoso.

Por redação RSC

Mais de 253 mil pontos estão sem luz no Rio Grande do Sul Anterior

Mais de 253 mil pontos estão sem luz no Rio Grande do Sul

SC tem a 1ª temperatura negativa do ano e temperaturas se mantêm baixas ao longo da semana Próximo

SC tem a 1ª temperatura negativa do ano e temperaturas se mantêm baixas ao longo da semana

Deixe seu comentário