Justiça Federal nega liminar do MPF em ação sobre impactos ambientais do Surfland, em Garopaba
Furacão Melissa ameaça devastar a Jamaica com ventos de mais de 300 km/h
-
Imagem iStock - Furacão Melissa ameaça devastar a Jamaica com ventos de mais de 300 km/h
Organização Meteorológica Mundial alerta para inundações, deslizamentos e danos históricos; mais de 800 abrigos foram ativados para proteger a população
A Jamaica enfrenta uma situação de emergência nesta terça-feira (28) diante da aproximação do furacão Melissa, classificado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como o mais destrutivo do século a atingir o país. Com ventos que ultrapassam os 300 km/h, a tempestade ameaça provocar inundações, deslizamentos de terra e destruição em larga escala em várias regiões da ilha caribenha.
De acordo com a OMM, o furacão deve trazer marés de até quatro metros e uma precipitação acumulada superior a 70 centímetros, o dobro do volume esperado para toda a estação chuvosa. “Estamos diante de um cenário catastrófico, que colocará à prova a infraestrutura, os serviços de emergência e a capacidade de resposta do país”, afirmou Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones tropicais da organização, durante coletiva de imprensa em Genebra.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas possam ser diretamente afetadas pela passagem do furacão. Mais de 800 abrigos foram preparados em diferentes regiões da Jamaica para acolher moradores de áreas vulneráveis. “Nossa prioridade é salvar vidas e garantir que o menor número possível de pessoas permaneça em zonas de risco”, destacou Necephor Mghendi, representante da FICV, em pronunciamento por videoconferência.
Por Redação RSC

Deixe seu comentário