Prefeitura de Imbituba nega alvará para Rosa Music Festival, mas ingressos continuam sendo vendidos
Furacão Fiona atinge Porto Rico e deixa milhões sem energia
-
CNN Weather - Furacão Fiona atinge Porto Rico e deixa milhões sem energia
1° morte é confirmada
No último domingo, 18, o Furacão Fiona chegou a Porto Rico, deixando a maior parte da ilha sem energia. Os ventos causaram graves inundações e deslizamentos de terra, antes de atingir a República Dominicana.
Durante a noite, as autoridades disseram que alguma energia havia começado a ser restaurada, mas a reconexão de toda a ilha levaria vários dias.
Em uma coletiva de imprensa na capital San Juan na noite de domingo, o porta-voz da LUMA, Abner Gomez, disse que todo o sistema elétrico foi desligado para proteger sua infraestrutura. Alguma energia estava sendo restaurada com prioridade para hospitais e outros serviços comunitários críticos, disse ele.
O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) disse que a tempestade, classificada como nível 1, estava causando “inundações catastróficas” no início da noite de domingo.
Vários deslizamentos de terra foram relatados, disseram autoridades. Estradas foram fechadas e uma ponte rodoviária em Utuado, uma cidade no centro da ilha, foi levada pela enchente de um rio.
Os portos de Porto Rico foram fechados e os voos do aeroporto principal cancelados.
Chuvas torrenciais e deslizamentos de terra também foram previstos para a República Dominicana à medida que a tempestade avança para o noroeste, com as Ilhas Turks e Caicos provavelmente enfrentando condições de tempestade tropical na terça-feira, disse o NHC.
O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou uma declaração de emergência para Porto Rico no domingo, uma medida que autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a coordenar o socorro a desastres e fornecer medidas de proteção de emergência.
A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse que funcionários da agência enviados a Porto Rico ajudarão nos esforços de restauração “à medida que se tornar seguro fazê-lo”.
As chuvas aumentaram de intensidade desde a manhã de domingo, juntamente com fortes rajadas de vento, disseram moradores.
Prevê-se que uma ampla faixa de Porto Rico receba de 12 a 16 polegadas (30 a 40 cm) de chuva, enquanto partes podem ser atingidas por até 25 polegadas (63,5 cm), de acordo com o NHC.
A rede de Porto Rico permanece frágil depois que o furacão Maria, em setembro de 2017, causou o maior apagão da história dos EUA. Naquela tempestade de categoria 5, 1,5 milhão de clientes perderam eletricidade com 80% das linhas de energia desligadas.
As autoridades abriram mais de 100 abrigos e fecharam praias e cassinos, e os moradores foram instados a procurar abrigo.
Uma morte ligada a Fiona foi relatada até agora, na ilha caribenha francesa de Guadalupe. Autoridades disseram que um homem foi encontrado morto no sábado depois que sua casa foi varrida pelas inundações. A França reconhecerá um estado de desastre natural para Guadalupe, disse o presidente Emmanuel Macron no Twitter neste domingo.
Fonte: CNN
Deixe seu comentário