Confusão entre vereadores de SC termina em correria durante sessão na Câmara
-
- O episódio teria sido motivado por provocações sobre o resultado das eleições municipais de 2024 - Foto: divulgação
Imagens mostraram Arlenio Cecatto (PT) correndo atrás de Luiz Carlos Savi (PSD), que deu voltas em torno da mesa e em meio a outros políticos de Coronel Martins.
Uma sessão tumultuada na Câmara de Vereadores de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina, chamou a atenção na última segunda-feira (28). O vereador Arlenio Cecatto (PT), conhecido como Chico, foi flagrado correndo atrás de Luiz Carlos Savi (PSD), o Luizinho, após uma troca acalorada de ofensas. O episódio, transmitido ao vivo, gerou perplexidade e promete repercussões legais.
A confusão começou durante a fala de Luizinho na tribuna, quando o parlamentar foi interrompido. Em meio à discussão, ele rebateu com a expressão: “cala boca, baba ovo”. Tomado por forte emoção, Chico partiu em direção ao colega, e ambos correram ao redor da mesa da presidência enquanto outros vereadores tentavam intervir.
O episódio teria sido motivado por provocações sobre o resultado das eleições municipais de 2024. Chico, que disputou a prefeitura de Coronel Martins, foi derrotado por Moacir Bresolin (PSD), atual prefeito reeleito e aliado de Luizinho.
Em nota, Chico explicou que reagiu às palavras ofensivas por considerar que sua honra foi atacada. “Como representante eleito pela comunidade, sempre pautei minha atuação pelo respeito e compromisso com o debate construtivo. Contudo, sou humano e não pude aceitar calado a tentativa de desqualificar minha integridade e a confiança dos eleitores”, justificou.
Por outro lado, Luizinho afirmou que sua fala foi uma resposta a declarações anteriores de Chico. “Ele já havia falado praticamente a mesma coisa para mim, ou pior”, declarou o vereador.
Providências e investigação jurídica
A presidente da Câmara, Rosa Maria Camargo (PT), lamentou o ocorrido e informou que o setor jurídico da Casa está avaliando quais medidas serão tomadas. A reunião para definir os próximos passos deve ocorrer entre esta terça-feira (29) e quarta-feira (30).
Segundo Rosa, as divergências entre os dois vereadores são antigas, mas, até então, se limitavam a provocações verbais. Diante do incidente, a Polícia Militar foi chamada ao local para garantir a ordem.
“Somos adultos, vamos manter a ordem na casa”, pediu Rosa, tentando interromper a confusão. Apesar da intervenção, a transmissão ao vivo mostrou Chico tentando, mais uma vez, perseguir Luizinho antes de a sessão ser oficialmente encerrada.
Sobre o municipio
Coronel Martins é uma cidade de pequeno porte, com apenas 2.065 habitantes e localizada a 88 km de Chapecó, no Oeste Catarinense. O município é o 12º menos populoso do estado, mas agora se vê no centro das atenções devido ao comportamento inusitado dos seus representantes eleitos.
Além das repercussões locais, o caso reacende o debate sobre a necessidade de respeito e civilidade no ambiente político, especialmente em tempos de polarização.
Por redação RSC
Deixe seu comentário