logo RCN
Geral

Governo de Santa Catarina lança edital de concessão da ZPE de Imbituba

  • Foto: SPAF/Divulgação - Governo de Santa Catarina lança edital de concessão da ZPE de Imbituba

Projeto prevê R$ 66 milhões em investimentos privados e concessão por 35 anos para implantação da estrutura voltada à exportação

O Governo de Santa Catarina publicou, nesta quinta-feira (25), o edital de licitação para a concessão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba. A empresa vencedora será responsável pela construção, operação, exploração e gestão da área pelo período de 35 anos, com previsão de investimentos exclusivamente privados de aproximadamente R$ 66 milhões ao longo da concessão.

O critério para definição da concessionária será a maior oferta de outorga fixa apresentada durante o processo licitatório.

Segundo informações, a publicação do edital representa um avanço após anos de estudos e adequações técnicas para viabilizar o projeto.

Criada em 1994, a ZPE de Imbituba nunca entrou efetivamente em operação. A retomada do processo contou com a participação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e da InvestSC. O novo modelo de concessão foi estruturado para ampliar o interesse do mercado, eliminando a obrigatoriedade de exportação que existia anteriormente. De acordo com o secretário da SPAF, Ivan Amaral, o formato adotado torna o empreendimento mais atrativo para investidores e aproxima a região da concretização de um projeto aguardado há mais de três décadas.

O projeto prevê a implantação de uma plataforma industrial com 190 lotes em área alfandegada, destinada à instalação de empresas de diversos segmentos, como os setores automotivo, eletroeletrônico, mecânico, químico, cerâmico, agroindustrial, têxtil, moveleiro e de tecnologia. A proximidade com o Porto de Imbituba é apontada como um dos principais diferenciais da ZPE, permitindo maior integração logística e facilitando as operações de comércio exterior. A expectativa é que o empreendimento movimente cerca de 160 mil toneladas de cargas por ano ao longo dos próximos 35 anos.

Para o prefeito de Imbituba, Michell Nunes, o lançamento do edital representa um marco para o desenvolvimento econômico do município e da região, com potencial para atrair novos investimentos, ampliar a geração de empregos e fortalecer a atividade portuária. Após a publicação do edital, o Governo do Estado promoverá um roadshow para apresentar o projeto a investidores interessados. A data e o local do evento ainda serão divulgados.

As propostas poderão ser apresentadas até o dia 29 de outubro. O leilão da concessão está previsto para ocorrer em 4 de novembro, na Secretaria de Estado da Administração (SEA), em Florianópolis.

Por Redação RSC

Laguna já instala mais de 2,3 mil luminárias de LED e amplia iluminação pela cidade Anterior

Laguna já instala mais de 2,3 mil luminárias de LED e amplia iluminação pela cidade

Baleia é encontrada encalhada na Praia da Vila, em Imbituba Próximo

Baleia é encontrada encalhada na Praia da Vila, em Imbituba

Deixe seu comentário