Imbituba, Garopaba e Laguna terão câmeras com reconhecimento facial
-
Imagem reprodução PMS - Divulgação - Imbituba, Garopaba e Laguna terão câmeras com reconhecimento facial
Projeto estadual promete reforçar a segurança em cidades da AMUREL
Tubarão, Laguna, Imbituba, Garopaba e Braço do Norte estão entre as cidades que serão contempladas com o Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef). O objetivo do projeto é modernizar as ações de segurança pública. A instalação das câmeras faz parte da primeira fase de implantação do programa, que prevê mil equipamentos inteligentes em municípios com mais de 26,5 mil habitantes.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a licitação para o projeto reuniu 18 empresas e resultou em uma economia de 47,8% no investimento previsto. O valor caiu de R$9,9 milhões para R$5,17 milhões. As câmeras serão interligadas a um sistema central com inteligência artificial, capaz de cruzar imagens com os bancos de dados da SSP-SC para identificar suspeitos e veículos envolvidos em crimes.
O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que o reconhecimento facial já demonstrou eficácia em eventos como a Oktoberfest de Blumenau, onde um foragido foi identificado e preso no primeiro dia de festa.
Nesta etapa, o projeto inclui a compra e instalação dos equipamentos, além da infraestrutura de rede e servidores. A segunda fase prevê a criação de dez centros regionais de processamento de dados, com o objetivo de expandir o sistema para todo o território catarinense.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário