logo RCN

Queda global na AWS derruba serviços de empresas como Amazon, Zoom, Fortnite e Mercado Livre

  • Foto: Reprodução Internet - Queda global na AWS derruba serviços de empresas como Amazon, Zoom, Fortnite e Mercado Livre

Pane nos servidores da AWS causou instabilidade em grandes serviços digitais, afetando usuários em todo o mundo

Uma falha nos servidores da Amazon Web Services (AWS) causou instabilidade generalizada na manhã desta segunda-feira (20), afetando centenas de serviços e plataformas no mundo todo, inclusive no Brasil. Entre os sistemas atingidos estão Prime Video, Alexa, Zoom, Fortnite e Mercado Livre.

Segundo a própria AWS, o problema teve origem na região US-EAST-1, nos Estados Unidos, e afetou cerca de 500 empresas globalmente. A pane começou por volta das 6h (horário de Brasília) e começou a ser parcialmente resolvida após as 8h.

A AWS é uma das principais plataformas de computação em nuvem do mundo, responsável por fornecer infraestrutura digital para empresas de todos os setores. Quando seus servidores falham, sites, apps e serviços que dependem da nuvem da Amazon ficam inacessíveis.

Entre os serviços e empresas que registraram instabilidade estão:

Amazon.com, Prime Video e Alexa

Snapchat, Signal e Reddit

Zoom, Slack e Canva

Mercado Livre e McDonald’s App

Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans

Coinbase, Robinhood e Perplexity

Companhias aéreas como Delta e United Airlines

Usuários relataram falhas ao tentar acessar conteúdos, realizar pagamentos ou simplesmente utilizar assistentes virtuais e serviços corporativos.


O que diz a Amazon

Em comunicado, a AWS informou que está trabalhando para restaurar os serviços e que “a maioria das solicitações já está sendo processada com sucesso”. A empresa afirmou atuar em “múltiplos caminhos paralelos” para normalizar completamente a operação, mas ainda não divulgou a causa oficial do problema.

Essa é a maior falha global envolvendo infraestrutura digital desde o apagão causado pela CrowdStrike, em julho de 2024, que impactou bancos, hospitais e aeroportos em diversos países.


Por Redação RSC, com informações do G1

Pesquisadores da UFPE desenvolvem tecnologia que detecta bebidas adulteradas em segundos Anterior

Pesquisadores da UFPE desenvolvem tecnologia que detecta bebidas adulteradas em segundos

Imbituba, Garopaba e Laguna terão câmeras com reconhecimento facial Próximo

Imbituba, Garopaba e Laguna terão câmeras com reconhecimento facial

Deixe seu comentário