Queda global na AWS derruba serviços de empresas como Amazon, Zoom, Fortnite e Mercado Livre
-
Foto: Reprodução Internet - Queda global na AWS derruba serviços de empresas como Amazon, Zoom, Fortnite e Mercado Livre
Pane nos servidores da AWS causou instabilidade em grandes serviços digitais, afetando usuários em todo o mundo
Uma falha nos servidores da Amazon Web Services (AWS) causou instabilidade generalizada na manhã desta segunda-feira (20), afetando centenas de serviços e plataformas no mundo todo, inclusive no Brasil. Entre os sistemas atingidos estão Prime Video, Alexa, Zoom, Fortnite e Mercado Livre.
Segundo a própria AWS, o problema teve origem na região US-EAST-1, nos Estados Unidos, e afetou cerca de 500 empresas globalmente. A pane começou por volta das 6h (horário de Brasília) e começou a ser parcialmente resolvida após as 8h.
A AWS é uma das principais plataformas de computação em nuvem do mundo, responsável por fornecer infraestrutura digital para empresas de todos os setores. Quando seus servidores falham, sites, apps e serviços que dependem da nuvem da Amazon ficam inacessíveis.
Entre os serviços e empresas que registraram instabilidade estão:
Amazon.com, Prime Video e Alexa
Snapchat, Signal e Reddit
Zoom, Slack e Canva
Mercado Livre e McDonald’s App
Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans
Coinbase, Robinhood e Perplexity
Companhias aéreas como Delta e United Airlines
Usuários relataram falhas ao tentar acessar conteúdos, realizar pagamentos ou simplesmente utilizar assistentes virtuais e serviços corporativos.
O que diz a Amazon
Em comunicado, a AWS informou que está trabalhando para restaurar os serviços e que “a maioria das solicitações já está sendo processada com sucesso”. A empresa afirmou atuar em “múltiplos caminhos paralelos” para normalizar completamente a operação, mas ainda não divulgou a causa oficial do problema.
Essa é a maior falha global envolvendo infraestrutura digital desde o apagão causado pela CrowdStrike, em julho de 2024, que impactou bancos, hospitais e aeroportos em diversos países.
Por Redação RSC, com informações do G1
Deixe seu comentário