EUA intensificam pressão sobre Maduro após Trump autorizar ações secretas da CIA na Venezuela
-
Imagens Reuters/Getty Images - EUA intensificam pressão sobre Maduro após Trump autorizar ações secretas da CIA na Venezuela
Movimentação militar próxima à costa venezuelana e novas operações da agência elevam tensão política na América do Sul
O ex-presidente norte-americano Donald Trump autorizou a CIA a realizar operações sigilosas na Venezuela, medida que reforça a política de pressão dos Estados Unidos sobre o governo de Nicolás Maduro. A decisão, anunciada publicamente pelo próprio Trump, representa um movimento pouco comum em se tratando de atividades de inteligência.
De acordo com o analista internacional Américo Martins, da CNN, a estratégia norte-americana mira especialmente o núcleo militar que sustenta o regime de Maduro. Para ele, o objetivo é provocar uma mudança de postura dentro das Forças Armadas venezuelanas, que ainda sustentam o governo atual.
Além das ações encobertas, tropas e embarcações dos EUA foram deslocadas para regiões próximas ao litoral venezuelano, o que já resultou em incidentes marítimos e mortes. O cenário reacende o alerta diplomático em países vizinhos, que temem o agravamento das tensões.
O tema deve ser abordado em reunião entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, em tentativa de intermediar uma solução pacífica e evitar desdobramentos na fronteira sul-americana.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário