logo RCN
Imbituba

Mau cheiro em Imbituba: moradores enfrentam incômodos devido a operações de soja no Porto

  • - De acordo com diversos cidadãos, o odor é relacionado diretamente com as operações de soja, realizadas no Porto de Imbituba. - Foto: divulgação/RSC Portal

A comunidade relata desconforto causado por odor intenso e aumento de insetos, enquanto autoridades e Porto de Imbituba buscam soluções para a situação.

Durante a última semana, muitos moradores da cidade de Imbituba (SC) vêm relatando mau cheiro e o aumento de aparição de moscas e outros insetos em suas casas. A redação RSC foi até as ruas procurar mais informações e detalhes para maior esclarecimento. De acordo com diversos cidadãos, o odor é relacionado diretamente com as operações de soja, realizadas no Porto de Imbituba.

“O quê nos indigna é as autoridades não fazerem nada até o momento”, afirmou Paulo, morador de Imbituba. 

“A gente não consegue nem abrir os vidros do carro [...] é insuportável”, disse o senhor Francisco. 

Moradores da região mais próxima aos portões de entrada da área portuária afirmam estarem com dificuldade de ficar em suas residências, devido ao forte odor. 

O cheiro de soja, relatado pelos imbitubenses, não é novidade na cidade. No entanto, devido a um desmoronamento de uma armazém de soja na área portuária, neste mês, o odor aumentou. As diversas chuvas registradas, em janeiro, também contribuíram para este crescimento. 

Na manhã desta quarta-feira (24), a Autoridade Portuária divulgou uma nota oficial sobre a situação. Confira abaixo: 

“Entendemos que o crescimento das operações de grãos e farelos agrícolas, somado às ocorrências frequentes de dias com muito calor e algumas chuvas isoladas, acabaram resultando na geração de odor e impactando no dia a dia da cidade. Além disso, recentemente houve uma situação pontual em um armazém portuário, que impactou no aumento do mau cheiro, o qual está sendo tratado com prioridade e, nos próximos dias, deve estar resolvido.

Ressaltamos que a fiscalização é diária junto aos operadores portuários, com contato constante para realizarem as ações de limpeza, buscando manter ao máximo a qualidade operacional e determinar ações corretivas, quando necessárias.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba”

Por Redação RSC 


Udesc anuncia 36 cursos de pós-graduação em cidades de Santa Catarina; veja quais Anterior

Udesc anuncia 36 cursos de pós-graduação em cidades de Santa Catarina; veja quais

Keila Teixeira: A jornada de superação rumo à medicina na UFSC de Araranguá Próximo

Keila Teixeira: A jornada de superação rumo à medicina na UFSC de Araranguá

Deixe seu comentário