logo RCN
Geral

Município de Tubarão foi atingido por tornado, afirma Defesa Civil

  • - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Fenômeno aconteceu no sábado, na localidade de Bom Pastor

O vento em Tubarão atingiu 90,8 quilômetros por hora (km/h) nesse sábado, dia 11. Segundo a Defesa Civil, a ventania foi classificada como tornado na localidade de Bom Pastor, próximo ao Presídio Regional, onde a tempestade avançou por volta das 15h30 causando estragos, como destelhamentos e quedas de árvores.

“Foram feitos registros de danos em estruturas com telhas metálicas retorcidas, além da queda de árvores e galhos. Dados da estação meteorológica instalada na mesma cidade, imagens do radar meteorológico e as fotos dos estragos, além de relatos da população, dão conta de que um tornado de curta duração possa ter ocorrido na região, embebido na forte tempestade”, explica a Defesa Civil.

A região Sul do estado foi atingida em várias localidades pela ventania. Em Criciúma, as rajadas atingiram 88 km/h, a maior velocidade registrada na cidade em 2023. Já em Balneário Arroio do Silva e em Araranguá, no Extremo Sul, as rajadas chegaram perto do 100 km/h.

“Os intensos temporais que avançaram pelo Litoral Sul, especialmente nas áreas próximas ao mar, em forma de Linha de Instabilidade, isto é, de forma alinhada, provocaram além de chuva forte acompanhada de raios, intensas rajadas de vento, com registro de 97,2 km/h em Balneário Arroio do Silva, 94,7 km/h em Araranguá e 90,8 km/h em Tubarão”, relata a Defesa Civil.

Em Siderópolis, as rajadas atingiram 89,2 km/h, enquanto em Urussanga o vento atingiu 85 km/h. Em Laguna, as rajadas atingiram 74,9 km/h, enquanto em Imbituba chegaram aos 75,3 km/h e em Jaguaruna atingiram 67,6 km/h.

Por Engeplus


Chegou a Black Friday do Loteamento Bella Vista Anterior

Chegou a Black Friday do Loteamento Bella Vista

Alesc vai discutir limites de municípios do Sul de SC Próximo

Alesc vai discutir limites de municípios do Sul de SC

Deixe seu comentário