logo RCN

Nova subestação da Cerpalo entra em funcionamento

  • (Imagem divulgação) - Nova subestação da Cerpalo entra em funcionamento

Obra representa um marco para o desenvolvimento regional

A nova subestação da Cerpalo (Cooperativa de Eletrificação de Paulo Lopes) entrou em funcionamento nesta quinta-feira (2). O início da operação é um marco histórico para a cooperativa. Com a subestação de 138 KV-20/26 MVA, a Cerpalo dá um salto de qualidade e de confiabilidade para o sistema de distribuição de energia na área de abrangência. Com o novo empreendimento, a cooperativa passa a atender com ainda mais eficiência em todas as épocas do ano.

Conforme o presidente da Cerpalo, Moacir Nasário Alves, o Moka, a subestação foi energizada às 13h dessa quarta-feira (1º). “Já nesta quinta, os primeiros consumidores começaram a receber a distribuição energética a partir do empreendimento. Estamos vivendo um momento histórico em que a Cerpalo reforça a qualidade e a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica. Isso vai ampliar a possibilidade para instalação de indústrias e também o incremento do turismo na nossa região”, disse Moka.

De acordo com o engenheiro eletricista, Gleycon João Correia, responsável pela obra, o primeiro bairro a ser atendido foi Penha, em Imbituba. Ainda nesta semana serão contemplados os bairros Barrinha, Espraiado, Cova Triste, Morro Agudo e Penha, em Paulo Lopes, assim como o bairro Laranjal, em Imaruí. Segundo ele, o trabalho de transferência de carga continua durante as próximas semanas de fevereiro.

As obras da nova subestação começaram em 30 de janeiro de 2022, com o início da terraplanagem. Em março começou o estaqueamento. Em abril foram construídas as fundações e o muro. Em agosto foram instalados os postes dos alimentadores, a parede corta-fogo e os pórticos. Em setembro foram instalados o banco capacitor e o disjuntor de média tensão. No dia 4 de novembro foi instalado o transformador e ainda naquele mês foi iniciada a construção da linha de transmissão de 138 KV. Desde janeiro deste ano os últimos ajustes vinham sendo feitos, até a energização da subestação, às 13h do dia 1º de fevereiro.

DJ Flavinha reclama de crises de dor de cabeça após disparar canhão de confetes no rosto durante show em SC Anterior

DJ Flavinha reclama de crises de dor de cabeça após disparar canhão de confetes no rosto durante show em SC

Ministra assegura reajuste de bolsas de pesquisa ainda no 1º semestre Próximo

Ministra assegura reajuste de bolsas de pesquisa ainda no 1º semestre

Deixe seu comentário