Prefeitura de Imbituba nega alvará para Rosa Music Festival, mas ingressos continuam sendo vendidos
Parcelamento de solo: algumas coisas que você precisa saber!
Devido à valorização dos imóveis e à existência de grandes terrenos em zoneamentos onde é permitido lotes de menor tamanho, o parcelamento de solo tem se tornado recorrente na região de Garopaba e Imbituba.
O parcelamento de solo se divide basicamente em duas categorias: desmembramento e loteamento.
Os desmembramentos são os parcelamentos de solo com aproveitamento do sistema viário existente, ou seja: os lotes desmembrados devem possuir testada mínima para a via existente e área mínima, conforme as diretrizes estabelecidas em cada zona do plano diretor. Por isso, os desmembramentos são mais simples e menos custosos.
Loteamento é o parcelamento de solo com abertura de novas vias. Para execução de loteamento, é necessário que o empreendedor forneça toda a infraestrutura das vias a serem abertas, tais como: pavimentação, iluminação pública, drenagem, rede de esgoto, etc. Também é necessário que sejam feitos todos os projetos para aprovação em concessionárias de água e energia elétrica, bem como na prefeitura. Alguns dos projetos necessários são o urbanístico, de drenagem, de pavimentação, elétrico, de iluminação pública, entre outros. Além da aprovação destes projetos, também é necessário que seja feito o licenciamento ambiental junto ao órgão ambiental competente (IMA/SC ou órgão competente municipal, se o município possuir). No loteamento também é necessário um percentual mínimo de áreas para vias, mobiliário urbano e áreas verdes, além da área institucional que deverá ser transferida para o município para uma futura instalação com destinação pública. Após a conclusão das obras, as vias constituídas e demais áreas de uso público são transferidas para a administração da Prefeitura do município, que passa a ser o responsável pelo mantenimento desses espaços.
Juliano Domingos Teixeira
Eng. Civil - Esp. em Estruturas - CREA/SC nº 143575-0
Sócio-proprietário Fepex Engenharia e Topografia
Deixe seu comentário