logo RCN

Professoras do ensino fundamental criam projetos com o tema Copa do Mundo

Por Anna Luiza Siqueira e Duda Indalêncio 

Na manhã desta quarta-feira (9), a equipe da Rede Souza de Comunicação foi em busca de mais uma reportagem especial. Após a repercussão da primeira matéria, na escola Henrique Lage, a professora Seliane Márcia Machado de Souza entrou em contato com a Rádio 89.3 FM para contar sobre o projeto Copa do Mundo Qatar 2022. 

A professora Seliane está trabalhando com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, enquanto a  professora Janete, do 3º ano, também está trabalhando o tema com os seus alunos. 

O intuito do projeto é promover a união, explicou a professora Seliane. “A gente sempre trabalha com projetos durante o ano letivo, como esse ano temos a Copa do Mundo, na minha turma, eu decidi trabalhar com o tema. O sentimento que surge nesse momento de Copa do Mundo, a união, meu principal objetivo é isso, a união, entre os alunos, povos, escola, já que vivemos num momento tão turbulento, em relação à política, religião, gênero, então a gente quer unir mais essas pessoas”, afirmou Seliane. 


A professora teve a ideia de criar um álbum de figurinhas dos próprios alunos, no processo a colaboração da direção foi super importante. “A escola trabalhou junto, alguns alunos ajudaram, a direção que é muito parceira, está ajudando bastante nesse momento. Eu resolvi bater as fotos dos alunos, comprei uma camisa da seleção e trouxe para colocar neles, fizemos as fotos aqui mesmo na escola. Uma professora da secretaria montou as fotos, e então procuramos um local para fazer as figurinhas”, explicou a professora. 

Ela contou que os alunos amaram a ideia, e abraçaram o projeto. “Eles adoram. Todos os dias quando eles chegam, no primeiro momento da aula eles já perguntam; o que vamos fazer hoje sobre a copa? E aí eu já falo: Calma, que primeiro vamos ver os conteúdos. Sempre reservamos uma aulinha, eu trabalho os conteúdos principalmente a aula de português. Na aula de história eu trabalho com as bandeiras dos países, a história da Copa do Mundo, os jogadores e a música oficial”, contou Seliane. 


Todo o pátio da escola está sendo decorado pelos alunos da professora Seliane. Bandeiras, estrelas, bolas e cartazes são elaborados durante as aulas reservadas, tudo para deixar toda a escola em clima de Copa.

Já a professora Janete, do 3º ano do ensino fundamental, também contou sobre o trabalho realizado em sala com o tema. “Eu trabalho com as duas turmas de terceiros anos do fundamental, e estou desde maio incentivando as crianças a colecionar o álbum da Copa do Mundo. Esse é um trabalho que eu já fiz em outras copas, não é a primeira vez. O resultado está sendo muito bom. Inclusive, terça-feira, todos trouxeram seus álbuns, a maioria tem, aquele aluno que não tem, ele participa da atividade também, da mesma forma. Ontem eu trouxe para a sala de aula, os álbuns antigos, de 1994, 1998, 2002 e o de 2006, esses são os álbuns do meu filho, que ele colecionou desde os 5 anos de idade”, explicou Janete.


Com intuito de contar a história da Copa do Mundo e mostrar as diferenças entre os países, a professora Janete desenvolveu uma forma mais dinâmica de trabalhar o tema, encaixando com os conteúdos disciplinares. “É uma forma de mostrar a história para as crianças, eles folheando aqueles álbuns, eles viram os países que participaram naqueles anos, e os que vão participar na Copa do Qatar. É uma forma da criança ter um contato maior com o mundo lá fora, porque ele parece que vive aqui, e só tem Imbituba no mapa. E a partir do momento que ele se depara com outras culturas, vendo as fotos, os tipos físicos das seleções, eles observam a questão racial, o país que só tem loiros, negros, e porque esse continente predomina um tipo de cultura, etnia e afins. É um trabalho muito gostoso de fazer, porque o conhecimento ele se dá de uma forma bem mais ampla”, afirma a professora.

Com tudo, a professora comentou o quanto o assunto é amplo e o quanto os alunos gostam do tema. “Eles abraçam o projeto, amam participar. É um projeto interdisciplinar, então trabalho o tema em todas as disciplinas. A gente precisa ter algo que motive diariamente as crianças, e a Copa do Mundo é de 4 em 4 anos, e nós não podemos perder, temos que trazer para a sala de aula”, finalizou Janete.



Previsão alerta para temporais e possibilidade de queda  granizo Anterior

Previsão alerta para temporais e possibilidade de queda granizo

Previsão marca pancadas de chuva para o litoral Próximo

Previsão marca pancadas de chuva para o litoral

Deixe seu comentário