logo RCN

Que bicho é esse? Animal pouco visto é encontrado em obra de SC

  • - A cuíca-graciosa foi devolvida ao seu habitat em segurança. – Foto: DNIT/Divulgação

Ele foi resgatado em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste e devolvido em segurança ao habit

Os olhos esbugalhados e fofos e os dedinhos pequenos são encantadores. À primeira vista pode parecer que estamos falando de um animalzinho de estimação, mas se trata de uma cuíca-graciosa (Gracilinanus sp.). Ela foi resgatada por uma equipe do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.

O animal foi encontrado durante as obras de adequação de capacidade da BR-163, no município. Segundo o DNIT, a equipe de especialistas fez o registro fotográfico e realocou a cuíca em segurança para uma área de vegetação próxima ao local onde foi encontrada.

O biólogo Jackson Preuss explica que existem três espécies de cuícas e elas são muito semelhantes. Para diferenciá-las somente com análises de crânio e dentição, ou seja, é difícil reconhecer a espécie apenas por fotografia.

“São animais ainda pouco estudados. Acredita-se que a reprodução deles esteja relacionada a períodos de chuva”, comenta.

Segundo o biólogo, as cuícas são bem pequenas e, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não são ratos e não possuem dentes característicos de roedores. “Preferem se movimentar durante a noite e por isso são pouco vistos durante o dia. Algumas espécies são arborícolas, ou seja, vivem em árvores”.

Preuss comenta que elas têm uma característica muito interessante que se refere ao tipo de dieta. “Se alimentam de insetos, pequenos vertebrados e frutos. Pertencem à família dos marsupiais, animais que possuem a bolsa onde ocorre o desenvolvimento do filhote, ou seja, são da mesma família dos gambás.


A cuíca-graciosa foi devolvida ao seu habitat em segurança. – Foto: DNIT/Divulgação

Outro ponto interessante citado pelo biólogo é que são animais associados às florestas primárias e preferem ambientes bem preservados. Porém, devido à perda do habitat com a destruição das florestas muitos indivíduos da espécie estão desaparecendo.

Fonte: ND Mais
Festa do Divino Espírito Santo na Paróquia São Joaquim encanta os fiéis com programação religiosa especial Anterior

Festa do Divino Espírito Santo na Paróquia São Joaquim encanta os fiéis com programação religiosa especial

Golpe dos nudes: grupo criminoso faturou cerca de R$ 5 milhões Próximo

Golpe dos nudes: grupo criminoso faturou cerca de R$ 5 milhões

Deixe seu comentário