logo RCN
Política

Alesc aprova projeto que proíbe cães soltos nas ruas de Santa Catarina

  • Imagem reprodução site Chalesco - Alesc aprova projeto que proíbe cães soltos nas ruas de Santa Catarina

Proposta reforça responsabilidade dos tutores e busca reduzir ataques e acidentes envolvendo animais

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, na última terça-feira (30), o projeto de lei que proíbe a circulação de cães sozinhos em vias e espaços públicos do estado. O texto, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), altera o Código Estadual de Proteção aos Animais e segue agora para votação da Redação Final antes de ser encaminhado ao governador para sanção.

Segundo o parlamentar, a proposta surgiu após audiências públicas regionais promovidas pela Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Alesc, que discutiram a segurança e o bem-estar dos animais. “O grande problema é o cão semidomiciliado, aquele que tem dono, mas é deixado solto quando o tutor sai de casa, o que pode causar ataques ou brigas com outros animais”, explicou Marcius.

A medida não se aplica aos chamados cães comunitários, que recebem cuidados de mais de uma pessoa em locais públicos, como praças e estabelecimentos. 

Para especialistas e protetores de animais, o projeto representa um avanço na proteção e na convivência urbana, mas seu êxito dependerá da fiscalização e da conscientização dos tutores. A proposta busca fortalecer a responsabilidade dos donos e reduzir ocorrências de ataques, acidentes e abandono.

Por Redação RSC

MDB catarinense prepara grande encontro político com presença de Michel Temer Anterior

MDB catarinense prepara grande encontro político com presença de Michel Temer

Câmara de Imbituba se prepara para votar projetos que ampliam benefícios a vereadores — e debate promete esquentar Próximo

Câmara de Imbituba se prepara para votar projetos que ampliam benefícios a vereadores — e debate promete esquentar

Deixe seu comentário