logo RCN
Guerra

Brasileiros podem ficar ‘presos’? Entenda por que Egito não quer abrir a fronteira com Gaza

  • - Nuvem de fumaça em Gaza após ataque de Israel – Foto: Mahmud Hams/AFP/ND – Foto: AFP/ND

Egito teme que abertura da fronteira dê início a uma crise de segurança nacional; novo voo de repatriação de brasileiros está marcado para esta quarta-feira (18)

Pelo menos 30 brasileiros estão na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito aguardando a abertura da passagem de Rafah. A ligação é a única saída para civis na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Não há previsão para que isso ocorra, já que o Egito teme que, com a abertura da passagem, milhares de refugiados palestinos entrem no país, situação que pode gerar uma crise de segurança nacional.

Fronteira com Gaza: o que é a passagem de Rafah?

A passagem de Rafah fica localizada entre o sul de Gaza e o Egito e, neste momento, é o único acesso fronteiriço – e uma espécie de rota de fuga mais segura – para que civis possam sair da área de guerra com menos riscos. O acesso é mantido sob fiscalização rigorosa de Israel e do Egito em relação à quantidade de pessoas e itens que entram e saem. Isso ocorre desde 2007, período em que foi imposto o bloqueio após a tomada de poder pelo Hamas.

A passagem foi bombardeada pelos ataques de Israel e por isso foi trancada depois que a guerra começou. Sem permissão para seguir, não é possível retirar civis e nem enviar suprimentos de ajuda humanitária pelo lado do Egito.

Por que os palestinos estão fugindo pelo Sul e não pelo Norte?

Os moradores da parte Norte da Faixa de Gaza receberam um ultimato de Israel para que deixassem as residências e se deslocassem para o Sul. Mais de 1 milhão de pessoas moram na região que deveria ser evacuada.

Muitas pessoas saíram do local temendo novos bombardeios. Na parte Sul, a saída da população só pode ser feita a partir da abertura da passagem de Rafah.

Quantos brasileiros esperam na fronteira?

Segundo o MRE (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), pelo menos 30 brasileiros esperam pelo repatriamento na região da fronteira. A nota mais atualizada publicada pelo órgão, informa que as pessoas permanecem concentradas principalmente nas cidades ao Sul da Faixa de Gaza, Khan Yunis e Rafah.

“O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais. Veículos contratados pelo Itamaraty estão de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah”, diz o MRE.

Até o momento, a operação chamada ‘Voltando em Paz’, do Governo Federal, já conseguiu repatriar 916 pessoas e 24 animais domésticos. A estimativa é que, com o novo voo que deve partir de Tel Aviv nesta quarta-feira (18), o número de brasileiros repatriados chegue a 1100.

Qual a relação do Egito com o Hamas?

O grupo terrorista Hamas possui uma relação complicada com o Egito. Existe uma comunicação entre os dois lados, o que já permitiu inclusive acordos passados de cessar-fogo, mas os egípcios seguem repudiando as ações do Hamas.

Outra preocupação do Egito em relação ao Hamas é sobre os túneis construídos pelo grupo, que conectam Gaza ao Egito, possibilitando o desvio do bloqueio para contrabando de mantimentos e até armas.

Os túneis servem como esconderijos, permitindo atividades ilícitas, incluindo ataques e sequestros transfronteiriços.

*Com informações do Al Jazeera e Vox.


Após chuvas, Governo Federal vai liberar R$ 90 milhões para Santa Catarina Anterior

Após chuvas, Governo Federal vai liberar R$ 90 milhões para Santa Catarina

Lula conversa com presidente do Conselho Europeu sobre crise em Gaza Próximo

Lula conversa com presidente do Conselho Europeu sobre crise em Gaza

Deixe seu comentário