Imbitubense que mora na holanda denuncia golpe em compra de ingressos para show brasileiro
Lula antecipa embate político com Tarcísio e aposta em racha no bolsonarismo
-
Foto: Ricardo Stuckert / Planalto - Lula antecipa embate político com Tarcísio e aposta em racha no bolsonarismo
Presidente enxerga no governador de São Paulo o nome mais competitivo da direita e busca desgastá-lo antes da disputa de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu mirar suas críticas no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já projetando o cenário eleitoral de 2026. A estratégia, segundo interlocutores do Planalto, é dar visibilidade ao adversário para antecipar o desgaste de um dos principais nomes da direita em ascensão.
A leitura do governo é que Jair Bolsonaro caminha para uma condenação no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe, o que deve inviabilizar sua candidatura. Com Eduardo Bolsonaro fora do país e o grupo dividido, Tarcísio aparece como opção natural para parte do campo conservador.
Dentro da própria família Bolsonaro, Tarcísio já enfrenta resistência. Conversas obtidas pela investigação contra Jair e Eduardo Bolsonaro mostram ataques do deputado ao governador paulista, enquanto Carlos Bolsonaro chamou governadores de direita de “ratos” nas redes sociais. Para Lula, colocar Tarcísio nos holofotes ajuda a acirrar esse racha interno.
Enquanto isso, União Brasil e PP se movimentam para articular uma alternativa a Bolsonaro, apostando que a inelegibilidade do ex-presidente pode abrir espaço para um novo líder da direita. Essa movimentação preocupa o grupo, que contava com Bolsonaro como figura central e influente até pelo menos 2026.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tentou minimizar a especulação. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (27), reforçou que o candidato do partido segue sendo Bolsonaro “ou quem ele, só ele, escolher”.
Por Redação RSC, com informações do G1
Deixe seu comentário