logo RCN

Justiça de SC aceita denúncia contra prefeito de Garopaba e investigados na Operação Maestro

  • Foto: Reprodução Redes Sociais - Justiça de SC aceita denúncia contra prefeito de Garopaba e investigados na Operação Maestro

A decisão foi tomada no dia 17 de agosto pela desembargadora Ana Lia Moura Lisboa Carneiro, relatora da 1ª Câmara Criminal

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado (MPSC) contra o prefeito de Garopaba, Junior de Abreu Bento (PP), e mais 15 pessoas, incluindo servidores públicos e empresários. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e favorecimento ilegal a empresas.

Na última segunda-feira (25), o TJSC determinou que sejam emitidos com urgência os mandados de intimação para os réus da “Operação Maestro”. Os documentos foram encaminhados às comarcas de Garopaba, Imbituba e Laguna, e os oficiais de justiça devem entregar pessoalmente as intimações.

Segundo a investigação do MPSC, o grupo teria atuado de forma organizada a partir do gabinete do prefeito, com participação de diferentes setores da prefeitura. As suspeitas envolvem manipulação de processos licitátorios, medições irregulares, subcontratações sem respaldo legal e criação de aditivos contratuais sem justificativa técnica.

As irregularidades estariam ligadas, principalmente, a duas obras públicas: a do subsolo do Garopaba Pronto Atendimento (GPA) e a do complexo escolar do bairro Encantada.

De acordo com a denúncia, a estrutura da suposta organização era dividida entre dois grupos: um composto por empresários e outro por agentes públicos que teriam influenciado diretamente na escolha das empresas que seriam contratadas. Além disso, também teriam indicado quem seriam os responsáveis pelas obras e pela destinação dos recursos.

Entre os envolvidos, estão servidores que, segundo o MPSC, teriam produzido pareceres para dar aparência de legalidade às contratações, além de empresárias e empresários que usaram empresas de fachada ou realizaram obras de maneira irregular.

Por Redação RSC, com informações do Garopaba.SC

Lula antecipa embate político com Tarcísio e aposta em racha no bolsonarismo Anterior

Lula antecipa embate político com Tarcísio e aposta em racha no bolsonarismo

Santa Catarina pode ter lei para combater redes fantasmas no mar Próximo

Santa Catarina pode ter lei para combater redes fantasmas no mar

Deixe seu comentário