logo RCN
Internacional

Hamas declara fim da guerra com Israel e anuncia cessar-fogo permanente com garantias dos EUA

  • Imagem Mohammed Saber - EFE - EPA - Hamas declara fim da guerra com Israel e anuncia cessar-fogo permanente com garantias dos EUA

Grupo terrorista afirma ter recebido apoio de mediadores árabes; acordo prevê libertação de reféns e recuo das tropas israelenses

O membro da alta cúpula do Hamas, Khalil Al-Hayya, anunciou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel, após receber garantias dos Estados Unidos e de países árabes sobre um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza. O anúncio vem um dia depois de o presidente norte-americano Donald Trump confirmar que Israel e Hamas chegaram a um acordo para dar início à primeira fase do tratado de paz. 

Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou o momento como “um grande dia”, mas afirmou que o país continuará buscando seus objetivos estratégicos. O gabinete israelense deve se reunir para votar o acordo, etapa obrigatória antes da ratificação oficial.

Entre os termos firmados, o Hamas se comprometeu a devolver os corpos de reféns mortos em cativeiro. No entanto, segundo veículos de imprensa de Israel e dos Estados Unidos, o grupo não sabe o paradeiro de todos os corpos, o que pode atrasar a implementação do cessar-fogo. 

Nesta quinta, o governo da Turquia anunciou a criação de uma força-tarefa internacional para auxiliar o Hamas na busca pelos corpos.

Detalhes da primeira fase do plano de paz

O acordo apresentado por Trump, em setembro, com a mediação de Egito, Catar e Turquia, inclui:

  • Libertação de todos os reféns em até 72 horas, vivos ou mortos;
  • Troca de prisioneiros, com a libertação de quase 2 mil palestinos por parte de Israel;
  • Retirada gradual das tropas israelenses da Faixa de Gaza;
  • Ampliação da ajuda humanitária, com envio de alimentos, água e medicamentos.

Fontes do governo israelense afirmam que o país deve reduzir a ocupação militar em Gaza de 75% para 57% nesta primeira etapa. O fim dos bombardeios também está previsto no documento, e as forças de Israel foram instruídas a se preparar para a operação de retorno dos reféns.

Trump afirmou que a libertação dos reféns acontecerá entre sábado (11) e segunda-feira (13), e declarou que viajará a Israel nos próximos dias, onde foi convidado a discursar no Parlamento. Apesar do anúncio, diversos pontos do tratado ainda não foram divulgados, como a transição de governo em Gaza e a entrega das armas pelo Hamas. 

Por Redação RSC, com informações G1

Garopaba marca presença na ABAV EXPO RJ 2025 Anterior

Garopaba marca presença na ABAV EXPO RJ 2025

Inscrições para Feira de Economia Solidária do IFSC Garopaba estão abertas Próximo

Inscrições para Feira de Economia Solidária do IFSC Garopaba estão abertas

Deixe seu comentário