SC vai construir bunkers em escolas após destruição causada por tornados
Lula critica líderes ausentes e defende investimentos contra a crise climática na COP30
-
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil - Lula critica líderes ausentes e defende investimentos contra a crise climática na COP30
Durante a abertura da conferência em Belém, presidente afirmou que é mais barato investir na vida do que financiar guerras e reforçou o papel do Brasil na pauta ambiental global
Durante o discurso de abertura da 30ª Conferência das Partes (COP30), nesta segunda-feira (10), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas a líderes mundiais ausentes do evento e defendeu maior comprometimento internacional no combate às mudanças climáticas. Sem citar nomes, o presidente mencionou “homens que fazem guerra”, em uma fala interpretada como indireta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula afirmou que os países que gastam trilhões em conflitos deveriam direcionar esses recursos para resolver os problemas que afetam o planeta. “Se estivessem aqui, perceberiam que é muito mais barato investir na vida do que na destruição”, disse o chefe do Executivo.
O presidente também reforçou o protagonismo do Brasil na agenda ambiental global, defendendo uma transição justa para economias sustentáveis e destacando a importância de sediar o evento na Amazônia. “Trazer a COP para o coração da floresta é reconhecer o valor de quem vive e protege esse bioma todos os dias”, concluiu Lula.
Por Redação RSC

Deixe seu comentário