logo RCN
Política

Alesc debate aumento da violência contra professores e propõe ações para enfrentar o problema

  • Imagem da professora Marcia Friggi, agredida com tapas e soco por aluno de 15 anos em 2017 - Alesc debate aumento da violência contra professores e propõe ações para enfrentar o problema

Audiência pública reuniu educadores, sindicatos e órgãos estaduais; estudo aponta mais de 6,8 mil ocorrências só em 2025

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu, na tarde desta quinta-feira (13), uma audiência pública para discutir o avanço dos casos de violência contra professores na rede pública estadual. Dados apresentados pelo Sinte-SC mostram que, em 2025, uma média de 44 casos de violência foram registrados por dia letivo.

O encontro reuniu educadores, sindicalistas e representantes do MPSC, TCE-SC e da Secretaria de Estado da Educação, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. Durante o debate, a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão e autora do Projeto de Lei 747/2025, que prevê medidas protetivas e protocolos para casos de agressão a profissionais da educação, destacou a urgência do tema. Segundo ela, a escalada de violência tem gerado medo, autocensura e insegurança nas escolas. 

O principal encaminhamento da audiência foi a inclusão das sugestões dos participantes no programa estadual de enfrentamento à violência contra educadores, previsto para ser lançado no início de 2026.

As manifestações ressaltaram causas diversas para o problema, como desvalorização profissional, precariedade no ambiente escolar, ausência de apoio psicológico e pouca participação dos familiares na formação dos estudantes. Um relatório apresentado pelo Observatório Nacional da Violência contra Educadores revelou que a violência vem crescendo desde 2010, com picos em anos eleitorais, e que 64% dos educadores do Sul do país já enfrentaram algum tipo de agressão. 

O estudo aponta ainda que, em muitos casos, os agressores são profissionais da própria instituição de ensino.

Por Redação RSC


Alesc debate aumento da violência contra professores e propõe ações para enfrentar o problema Anterior

Alesc debate aumento da violência contra professores e propõe ações para enfrentar o problema

Lula critica líderes ausentes e defende investimentos contra a crise climática na COP30 Próximo

Lula critica líderes ausentes e defende investimentos contra a crise climática na COP30

Deixe seu comentário