logo RCN

Ministro do TSE aceita abertura de ação eleitoral contra Bolsonaro

  • - © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Agência Brasil

Ex-presidente é acusado de suposta prática de abuso de poder

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves decidiu ontem (19) aceitar a abertura de uma ação de investigação eleitoral contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela suposta prática de abuso de poder nas eleições de 2022.

A ação foi solicitada pelo PT e demais partidos que formaram a coligação para apoiar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No processo, a coligação acusa o ex-presidente de realizar eventos nas dependências dos palácios da Alvorada e do Planalto no segundo turno da campanha eleitoral. O partido cita reuniões com governadores e cantores sertanejos para anúncio de apoio à candidatura. 

Ao analisar a petição inicial, o ministro entende que existem indícios suficientes para autorizar a abertura do processo. Em caso de condenação, uma das punições pode ser a decretação da inelegibilidade de Bolsonaro. 

“Extrai-se do material analisado que espaços tradicionalmente usados para a realização de coletivas pelo presidente da República, no desempenho de sua função de chefe de Estado, serviram de palco para a realização de atos ostensivos de campanha, nos quais se buscou projetar uma imagem de força política da candidatura de Jair Bolsonaro”, afirmou. 

Pelo menos 16 processos contra o ex-presidente estão em tramitação no TSE. 


TSE dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem Anterior

TSE dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem

CNM diz que reajuste do piso salarial de professores não tem base legal Próximo

CNM diz que reajuste do piso salarial de professores não tem base legal

Deixe seu comentário