Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024 com dicas e exemplos de textos nota mil
Abandono de cemitérios e locais sujos em Imbituba preocupam população
-
(Imagem Otaviano Carvalho) - Abandono de cemitérios e locais sujos em Imbituba preocupam população
População denuncia pontos de proliferação do Aedes aegypti em áreas negligenciadas da cidade
Nesta semana, uma ouvinte entrou em contato com a redação do Espaço Aberto, programa da Rádio 89.3 FM, e relatou a situação do cemitério do bairro de Nova Brasília. de acordo com a denúncia, além do mato alto, o espaço se encontraria cheio de possíveis focos de reprodução do mosquito.
Ao ser questionado, o secretário da SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura) da Prefeitura de Imbituba, Ronaldo, relatou que as imagens seriam antigas. “O Cemitério não está assim. A prefeitura está fazendo a limpeza de todos os cemitérios, especialmente para combater a Dengue. Fizeram na Vila, estão no Mirim e continuam as limpezas e cuidados.”, disse Ronaldo.
Durante o Programa Espaço Aberto, desta quinta-feira (14), o repórter da Rádio 89, Otaviano Carvalho, esteve no local indicado para acompanhar a situação e entrevistou moradores das redondezas.
O local não se encontra completamente limpo. A parte dos fundos do cemitério ao lado direito, se encontra tomada pelo mato alto, vasos com água estão espalhados e muitos caramujos africanos se encontram no local.
"Estamos muito preocupados com a situação do cemitério aqui no Mirim. O mato está alto e sempre tem água parada nos vasos, o que atrai mosquitos. Esperamos que a prefeitura tome providências urgentes", disse a ouvinte Zaneide em entrevista à nossa equipe.
A redação do programa Espaço Aberto tem recebido diversas reclamações sobre pontos de Imbituba que estão tomados por lixo e água parada. Esses locais podem vir a se tornar pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As imagens recebidas pela equipe do RSC Portal e Rádio 89, mostrando esses locais em situação crítica, foram encaminhadas à prefeitura de Imbituba.
Casos de dengue em Imbituba
A equipe do RSC Portal entrou em contato com o Felipe Damazio, agente de combate às endemias e coordenador do programa Dengue de Imbituba, para obter mais informações a respeito dos casos na cidade.
“Nós temos quatro casos confirmados, dois importados, sendo um do Mato Grosso e outro de Joinville. Os outros dois foram contraídos aqui dentro da cidade, um no Alto Arroio e outro no Sambaqui”, relatou Felipe.
O coordenador também passou orientações quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue. São estes:
- Não deixar nenhum objeto que possa acumular água descoberto no terreno (pneus, potes, vasos e outros objetos);
- Garantir que a caixa d’água esteja bem vedada;
- Manter a limpeza de piscinas em dia;
- Tirar um tempo durante a semana para estar checando o quintal e garantir que não há locais com água parada.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário