logo RCN
Saúde

Espaço Aberto: reclamações sobre gestão de recursos do programa Previne levantam preocupaçõer

  • - Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Imbituba. - Foto: Prefeitura de Imbituba

Assunto foi pauta no programa Espaço Aberto desta terça-feira (27)

Recentemente, a redação do Programa Espaço Aberto recebeu uma reclamação referente à aplicação em Imbituba dos recursos do Programa Previne, anteriormente conhecido como PMAQ, destinado ao Brasil Sorridente pelo Governo Federal. As preocupações levantadas envolvem a transparência e o repasse dos recursos durante o ano de 2023.

De acordo com a reclamação, um ouvinte expressou sua inquietação em relação à gestão dos recursos destinados ao programa. Ele alegou que a verba do governo federal não foi repassada pelo Secretário de Saúde, sob a justificativa de que estava sendo utilizada de maneira incorreta. O ouvinte também destacou que os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não teriam recebido a verba destinada a eles.

Em resposta às preocupações levantadas, o Secretário de Saúde, Emanoel Matos, declarou que o tema está sendo tratado pela procuradoria e que foi solicitado um parecer sobre o pagamento, uma vez que o PMAQ foi substituído pelo PREVINE. O secretário foi questionado sobre as reuniões em que não é permitido o uso de aparelho celular. Ele mencionou que irá enviar o texto para a coordenação reunir-se com os funcionários, enfatizando sua abertura para esclarecimentos internos e transparência na gestão.

Por outro lado, ao ser procurado, o Conselho Municipal de Saúde informou inicialmente que não possui conhecimento sobre a reclamação. No entanto, foi repassado pela Secretaria de Saúde que está sendo estudado um abono, sendo a aplicação totalmente favorável ao órgão.

A questão permanece em monitoramento pela nossa redação.


SC pagou R$ 1,9 bilhão em seguros de vida e de doenças terminais em 2023 Anterior

SC pagou R$ 1,9 bilhão em seguros de vida e de doenças terminais em 2023

Cidade de SC está com alto risco de transmissão da dengue Próximo

Cidade de SC está com alto risco de transmissão da dengue

Deixe seu comentário