logo RCN
Santa Catarina

'Sob minha proteção', diz mãe após alta de recém-nascido colocado em bolso de jaleco de fisioterapeuta em SC

  • - Recém-nascido é colocado em bolso de jaleco enquanto fisioterapeuta dança em maternidade de SC — Foto: Reprodução

Vídeo que repercutiu na web mostra profissional, que foi afastada, dançando uma música viral com o bebê prematuro em Itajaí. Polícia Civil investiga.

A mãe do bebê prematuro colocado no bolso do jaleco de uma fisioterapeuta que gravou "dancinha" no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, relatou alívio após o menino receber alta. Ele e o irmão gêmeo foram liberados da unidade na segunda-feira (11), onde ficaram internados por 41 dias, devido à prematuridade, segundo a assessoria do hospital.

"Aqui está sob minha proteção, ninguém tem a possibilidade de fazer maldade com eles. Dois anjinhos guerreiros lindos e sorridentes", comentou a mulher. O nome dela não será divulgado para preservar a família.

No vídeo, que repercutiu nas redes sociais, uma fisioterapeuta aparece com o uniforme da unidade enquanto canta e dança uma música viral nas redes sociais com o recém-nascido, que tinha 15 dias à época, dentro do bolso. Também é possível ouvir ela e quem a gravou rirem durante as imagens. De acordo com o hospital, o bebê permanece "sem qualquer alteração física ou neurológica". A unidade reforçou, no entanto, que recomendou aos dois "acompanhamento médico rigoroso, como é de praxe em bebês prematuros" (nota completa abaixo).

A fisioterapeuta foi afastada pela empresa terceirizada que a contratou. Além disso, o Conselho Regional de Fisioterapia de Santa Catarina (Crefito10) suspendeu a profissional de forma cautelar e abriu um processo ético-disciplinar sobre a atitude dela. Ela foi gravada com o bebê durante um atendimento. A gravação começou a repercutir na web em 14 de agosto. Na época, o hospital, gerido pela iniciativa privada, chamou o fato de isolado e informou em nota que todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas "com o maior rigor possível".

Outras três técnicas de enfermagem foram demitidas após a "dancinha" com bebê. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar crime na conduta dos profissionais. O vídeo chegou ao celular da mãe em 14 de agosto. Ela relatou que só dois dias depois foi informada de que se tratava do próprio filho.

Nota do Hospital

Os gêmeos tiveram alta ontem (11/9), depois de 41 dias de internação devido à prematuridade. Eles nasceram com 29 semanas e 1 dia de gestação, com o primeiro recém-nascido com 1.220 gramas, recebendo alta com 2.035 gramas, e o segundo, nascido com 1.265 gramas e alta com 1.945 gramas. Todos os exames de triagem neonatal foram realizados, como os laboratoriais, ultrassom de crânio, avaliação cardiológica e oftalmológica. Ambos permanecem sem qualquer alteração física ou neurológica, embora tenha sido recomendado o acompanhamento médico rigoroso como é de praxe em bebês prematuros.

Fonte: g1 sc
‘Pode matar’: SC registra média de 6 casos de febre amarela por ano e vacinação despenca Anterior

‘Pode matar’: SC registra média de 6 casos de febre amarela por ano e vacinação despenca

Bivalente: apenas 16% foram vacinados Próximo

Bivalente: apenas 16% foram vacinados

Deixe seu comentário