Caminhada contra agressão às mulheres mobiliza comunidade de Garopaba
Brasil aprova primeira vacina de dose única contra a dengue
-
Foto: Reprodução Internet - Brasil aprova primeira vacina de dose única contra a dengue
Imunizante do Instituto Butantan será distribuído pelo SUS a partir de 2026 e promete ampliar cobertura vacinal no país
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) que a Anvisa aprovou o registro da Butantan-DV, vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A aplicação pelo SUS deve começar em 2026, de forma gratuita.
O Butantan já possui 1 milhão de doses prontas e prevê disponibilizar mais de 30 milhões até meados de 2026. A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo e foi aprovado para pessoas de 12 e 59 anos.
Padilha e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacaram a segurança, a eficácia e a praticidade da vacina. A proposta de incorporação ao Programa Nacional de Imunizações será apresentada nesta quinta-feira (27) à Comissão Tripartite.
A secretária-executiva da Saúde paulista, Priscilla Perdicaris, lembrou que o país registrou 866 mil casos e 1.108 mortes por dengue em 2025, reforçando a importância do imunizante para facilitar a logística e ampliar a adesão.
A Anvisa classificou o registro como um marco para a ciência brasileira. O desenvolvimento contou com apoio financeiro do BNDES e do Ministério da Saúde, que investiram R$ 130 milhões nas fases 2 e 3 da pesquisa.
Com tecnologia de vírus vivo atenuado, a Butantan-DV apresentou eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves da doença.
Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário