logo RCN

Brasil aprova primeira vacina de dose única contra a dengue

  • Foto: Reprodução Internet - Brasil aprova primeira vacina de dose única contra a dengue

Imunizante do Instituto Butantan será distribuído pelo SUS a partir de 2026 e promete ampliar cobertura vacinal no país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) que a Anvisa aprovou o registro da Butantan-DV, vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A aplicação pelo SUS deve começar em 2026, de forma gratuita.

O Butantan já possui 1 milhão de doses prontas e prevê disponibilizar mais de 30 milhões até meados de 2026. A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo e foi aprovado para pessoas de 12 e 59 anos.

Padilha e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacaram a segurança, a eficácia e a praticidade da vacina. A proposta de incorporação ao Programa Nacional de Imunizações será apresentada nesta quinta-feira (27) à Comissão Tripartite.

A secretária-executiva da Saúde paulista, Priscilla Perdicaris, lembrou que o país registrou 866 mil casos e 1.108 mortes por dengue em 2025, reforçando a importância do imunizante para facilitar a logística e ampliar a adesão.

A Anvisa classificou o registro como um marco para a ciência brasileira. O desenvolvimento contou com apoio financeiro do BNDES e do Ministério da Saúde, que investiram R$ 130 milhões nas fases 2 e 3 da pesquisa.

Com tecnologia de vírus vivo atenuado, a Butantan-DV apresentou eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves da doença.


Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão do HIV de mãe para bebê Anterior

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão do HIV de mãe para bebê

Saúde na Estrada oferece atendimentos gratuitos em Itapirubá, Imbituba Próximo

Saúde na Estrada oferece atendimentos gratuitos em Itapirubá, Imbituba

Deixe seu comentário