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Com 71% de recursos próprios, Pronto Atendimento 24 horas é inaugurado em Garopaba

  • - Foto: divulgação PMG

Trata-se de um complexo de saúde, que engloba atendimentos de urgência, emergência, Policlínica - Centro de Especialidades, e a nova sede própria da Secretaria de Saúde.

Após quase dez anos de espera pela população garopabense, o Governo de Garopaba inaugura nesta quinta-feira, 20, duas importantes obras públicas: o Pronto Atendimento 24 horas, e a nova sede própria da Secretaria de Saúde. Trata-se de um marco na história da cidade, que passa a contar com uma estrutura moderna, com comodidade e assistência médica, para melhor atender os munícipes. 

 

Novidades:

O Garopaba Pronto atendimento conta com atendimentos de urgência e emergência 24 horas, e a Policlínica, um Centro de Especialidades.  

 

O atendimento da Policlínica contempla  diversos médicos especialistas entre eles pediatra, ortopedista, dois ginecologistas-obstetras , geriatra, otorrinolaringologista, cardiologista e neurologista . As consultas são agendadas e encaminhadas pelos médicos da Estratégia Saúde da Família dos bairros . 

 

No Garopaba Pronto Atendimento são realizados atendimentos aos pacientes acometidos por quadros agudos, estabilização dos pacientes graves, investigação diagnóstica inicial e, quando necessário, o encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade. O Garopaba Pronto Atendimento presta apoio diagnóstico e terapêutico ininterrupto nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e, em todos os dias da semana, incluídos feriados.  

 

A novidade com relação à antiga Policlínica é a implementação da divisão dos espaços em área vermelha, amarela, azul e branca, o que permite um fluxo mais funcional dentro do Garopaba Pronto Atendimento. A recepção é o coração da unidade. O paciente chega ali e, dependendo, será encaminhado para o lado esquerdo ou direito.  À esquerda, tem-se a área azul, com nove salas de atendimento, uma sala de exame de ultrassom e um de raio-X. À direita, tem-se a área vermelha, com duas salas de procedimento/curativos, 5 leitos de observação clínica, uma sala de nebulização, uma sala de medicação, dois leitos de sala vermelha para estabilização clínica de pacientes graves, uma sala de evolução clínica para os profissionais da saúde, um posto de enfermagem e uma farmácia. Tem ainda a entrada para duas ambulâncias, simultaneamente. 

 

No pavimento superior, tem a Área Branca, destinada aos colaboradores, e equipe com vestiário masculino e feminino, sala administrativa, farmácia central do pronto atendimento , depósito, copa, refeitório, uma área técnica laboratorial, almoxarifado, e sala de armazenamento de roupas sujas e limpas. No mesmo pavimento, encontramos a Área Amarela, em que os pacientes contarão com uma estrutura de excelência,  que inclui 10 leitos de observação de curta duração , sendo três masculinos , três leitos femininos e e três pediátricos e, também um leito / quarto individual para isolamento respiratório . No meio deste  setor encontra-se uma ilha  de evolução clínica para que os profissionais de saúde possam visualizar e observar os pacientes e prestar um rápido atendimento, caso necessário . 

 

Investimentos:

Para finalizar a estrutura, a atual gestão investiu, mais de R$ 9,7 milhões, sendo 83% de recursos próprios e 17% do Estado. Ao todo foram investidos, desde o início da obra, cerca de R$ 12,8 milhões, com 71% de recursos próprios, 13% do estado e 15% de recursos federais.  

Já a nova sede da Secretaria de Saúde, foram investidos através de recursos próprios, cerca de R$ 472 mil, além de retirar do orçamento, o aluguel que era cerca de R$ 158 mil por ano.

Texto e fotos: Assessoria/PMG

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