logo RCN
Saúde

Excesso de radiação? Entenda a atualização global do iPhone 12 por riscos aos usuários

  • - iPhone 12 vai passar por atualização após riscos por altos níveis de ondas eletromagnéticas – Foto: Freepik/Reprodução

França retirou o iPhone 12 do mercado devido aos altos níveis nas emissões de ondas magnéticas; exposição à radiação nociva pode causar até contribuir para o desenvolvimento de tumores malignos

O iPhone 12 passará por atualização no sistema operacional em aparelhos por todo o mundo. A medida da marca Apple ocorreu após a determinação de retirada dos celulares da linha na França, devido aos altos níveis nas emissões de ondas eletromagnéticas.

iPhone 12 na Europa

A linha iPhone 12 passou por testes na ANFR, principal agência de fiscalização francesa, que comprovou a emissão de 5,74 W/kg (watts por quilograma) de ondas eletromagnéticas — a máxima permitida pela União Europeia é de apenas 4 W/kg.

As definições são limitadas segundo estudos científicos que estabelecem a quantidade de energia que o corpo pode absorver sem causar prejuízos à saúde e, no caso do iPhone 12, o valor ultrapassa 1,74 watts por quilograma (W/kg) do nível considerado aceitável.

No Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que analisará se os aparelhos estão em conformidade com as determinações brasileiras.

Riscos à saúde

Em níveis muito altos, as ondas eletromagnéticas podem causar danos às células do corpo e contribuir para o desenvolvimento de tumores malignos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), diariamente, o ser humano é exposto a diferentes formas de radiação, inclusive através do solo e da água, o que diferencia são os níveis e tipos de radiação liberados.

Como alerta, as dicas gerais incluem:

  • Usar o celular no viva-voz ou com fones de ouvido;
  • Diminuir o tempo de uso dos aparelhos próximo a cabeça;
  • Não deixar os eletrônicos carregando perto do corpo, principalmente na hora de dormir.
Fonte: ND Mais


Feito por 1 a cada 7 mulheres até 40 anos, aborto começou a ser julgado no STF; entenda o que está em jogo Anterior

Feito por 1 a cada 7 mulheres até 40 anos, aborto começou a ser julgado no STF; entenda o que está em jogo

PNI prepara inclusão das vacinas de covid-19 no calendário de rotina Próximo

PNI prepara inclusão das vacinas de covid-19 no calendário de rotina

Deixe seu comentário