logo RCN

Menos de 4% do público-alvo de SC tomou a vacina da gripe, aponta Ministério da Saúde

  • - – Foto: Marcos Porto

Campanha dura até dia 31 de maio; vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde

Após uma semana do início da campanha de vacinação contra a gripe, a procura em Santa Catarina pela imunização ainda é baixa. Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta sexta-feira (14), apenas 115.847 catarinenses haviam tomado a primeira dose ou a dose única da vacina da gripe. Em comparação com o público-alvo, que é de 2,9 milhões de pessoas, isso representa menos de 4% da meta.

A campanha dura até dia 31 de maio. Até lá, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde. Em 2022, apenas 63,4% do público alvo tomou a vacina. A taxa está abaixo da meta, que este ano está estabelecida em 90%.

A queda na procura é uma preocupação das autoridades em saúde, explica a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Arieli Fialho: “A gente tem percebido uma queda nas coberturas vacinais de forma geral, impactando também na vacinação contra a influenza, o que nos preocupa. Já estamos no outono, em breve chega o inverno, época de aumento da circulação dos vírus respiratórios, como o da gripe”, disse Fialho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é de apenas 4,79% entre as gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores. Entre os povos indígenas, o índice é ainda mais baixo: de 1,23%.

“É importante que especialmente a população mais vulnerável como crianças, idosos, gestantes, entre outros, estejam protegidos da doença para evitar casos graves, hospitalizações e mortes”, destaca a gerente.

Fonte: ND Mais 


Ministério da Saúde e entidades médicas unem-se em prol da vacinação Anterior

Ministério da Saúde e entidades médicas unem-se em prol da vacinação

URGENTE: planejamento da Prefeitura de Imbituba não surte efeito ao combate à dengue Próximo

URGENTE: planejamento da Prefeitura de Imbituba não surte efeito ao combate à dengue

Deixe seu comentário