Litoral Sul de SC terá temporais e calor intenso nos próximos dias
Esgoto é lançado ilegalmente na Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba
-
- De acordo com testemunhas, o esgoto é despejado de forma irregular em um córrego - Foto: divulgação/redes sociais
Reportagem procurou as autoridades que responderam sobre as preocupações
Moradores de Ibiraquera, em Imbituba, denunciam o lançamento de possível esgoto na Lagoa de Ibiraquera, um problema crescente que compromete a qualidade da água e causa desconforto para quem reside nas proximidades. De acordo com testemunhas, o esgoto é despejado de forma irregular em um córrego, próximo à antiga saída da lagoa para a Praia do Luz, onde o odor desagradável é intenso e a água apresenta coloração esbranquiçada e cinza, antes de se tornar mais clara à medida que avança.
Além disso, há relatos de que o esgoto é lançado de forma oculta, em meio à vegetação, dificultando a visualização do despejo e agravando o cheiro desagradável no local. A área também tem visto o crescimento de grandes residências, o que pode contribuir para o aumento da poluição. A situação preocupa moradores que pedem ações para coibir a prática e preservar a saúde da lagoa e de seus habitantes.
Procurada pela nossa equipe, a Prefeitura de Imbituba informou o seguinte:
“A secretária de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Patrícia Menegaz de Farias, informa que a pasta está ciente e irá averiguar a situação para tomar as medidas necessárias. E pede à população para que denúncias como esta sejam formalizadas no aplicativo Rever. Após a denúncia formal, toda situação será averiguada e tomadas as medidas necessárias.
O que é o Rever?
O sistema REVER é uma plataforma digital onde o cidadão poderá efetuar as solicitações e denúncias para análise da Diretoria Municipal de Meio Ambiente. O sistema também possui versão para aplicativo de celular, facilitando o contato entre o ente público municipal e a população.”
Também respondeu a nossa reportagem, o secretário de Fiscalização, futuramente a pasta de Segurança Pública, Trânsito, Patrimônio e Fiscalização, Adriano dos Passos.
"Nós recebemos aqui uma denúncia no final de semana, que foi diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente e logo foi repassada para a Secretaria de Fiscalização. Diante disso, vamos efetuar uma fiscalização junto à Defesa Civil e também realizar o mapeamento do local para verificar se encontramos outros pontos de irregularidade e agir o quanto antes sobre essas denúncias."
Por redação RSC
Deixe seu comentário