logo RCN
Segurança

Polícia Civil captura chefe de facção em Operação Conjunta entre SC e RS

Foragido por homicídio é preso em Garopaba após colaboração entre autoridades estaduais

No dia 13 de Janeiro de 2024, uma operação conjunta entre Policiais Civis de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul resultou na captura de um líder de facção na Comarca de Garopaba. As autoridades catarinenses receberam informações cruciais dos colegas gaúchos sobre a possível localização do indivíduo, que estava foragido e enfrentava um mandado de prisão por homicídio.

De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o suspeito também era apontado como participante em uma guerra entre facções no Estado vizinho, o que aumentou a urgência em sua captura. Após intensas diligências e vigilância discreta, um policial civil avistou o foragido deixando uma residência suspeita e conseguiu efetuar sua prisão dentro de uma farmácia em Garopaba.

A rápida resposta das equipes policiais, com a colaboração da Polícia Militar, garantiu a condução segura do capturado para a Delegacia local e posteriormente para o Presídio de Imbituba. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul solicitou judicialmente a transferência do indivíduo para o sistema penitenciário gaúcho, visando dar continuidade às investigações sobre suas atividades criminosas. Este desdobramento destaca a importância da cooperação entre as autoridades estaduais na repressão ao crime organizado que ultrapassa fronteiras estaduais.

Entenda o caso: 

Um vídeo gravado clandestinamente dentro da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul revelou tensões entre facções criminosas, desencadeando a Operação Golpe de Estado, deflagrada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (19). No vídeo, detentos confrontam um ex-aliado, acusado de traição ao abandonar a facção e se unir a um grupo rival.

Identificado como Maicon Donizete Pires dos Santos, conhecido como 'Red', o ex-aliado é apontado como o principal alvo da operação. Apesar da prisão de 14 indivíduos e da apreensão de bens, incluindo um veículo e R$ 13 mil, Red permanece foragido até o momento desta publicação.

Segundo o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, Red estaria envolvido em uma guerra entre traficantes no bairro Mário Quintana, na zona Norte de Porto Alegre. A disputa teria resultado em pelo menos sete mortes desde o final de setembro.

A investigação revelou que Red acumulou poder dentro da facção após a captura do líder José Dalvani Nunes Rodrigues, conhecido como 'Minhoca', em 2016. Com Minhoca fora do estado, o tráfico no bairro Mário Quintana passou a ser comandado por seu irmão, Wagner Nunes Rodrigues, o 'Minhoquinha'. Ambos tiveram ordens de prisão decretadas durante a Operação Golpe de Estado, mesmo estando encarcerados.

Maicon Donizete Pires dos Santos, o 'Red' .Foto: Divulgação


Red anunciou sua saída da facção em 21 de setembro, formando o 'Comando Nova Geração'. A nova quadrilha busca unir forças com criminosos de outras regiões da cidade, incluindo a Vila Cruzeiro, a Vila Jardim e o Loteamento Timbaúva, com o objetivo de expandir sua influência sob a denominação 'Família do Sul'.

A ação policial também envolveu a interrogação de líderes de grupos rivais na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), todos negando envolvimento nos conflitos. A Operação Golpe de Estado destaca a intensificação dos confrontos entre facções e a complexa dinâmica do tráfico de drogas na região.

Por Redação RSC

Operação conjunta resulta na prisão de foragidos por crimes na Praia do Rosa Anterior

Operação conjunta resulta na prisão de foragidos por crimes na Praia do Rosa

Operação conjunta desmantela esquema de abate clandestino de carne bovina em Garopaba Próximo

Operação conjunta desmantela esquema de abate clandestino de carne bovina em Garopaba

Deixe seu comentário