Prefeitura de Imbituba nega alvará para Rosa Music Festival, mas ingressos continuam sendo vendidos
Delegacia de Imbituba inaugura ‘Sala Lilás’ nesta segunda-feira
-
- Inauguração Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil, em Imbituba. Foto: Anna Luiza Siqueira - redação RSC Portal
Evento de grande importância para a proteção e combate à violência doméstica na região.
Na tarde desta segunda-feira (23), ocorreu na Delegacia de Imbituba, na Rua João Hipólito Nascimento, em Imbituba, um evento de grande importância para a proteção e combate à violência doméstica na região. A inauguração da ‘Sala Lilás’ da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Imbituba, representou um marco significativo na luta contra a violência.
A Sala Lilás é um espaço especialmente projetado para acolher e dar suporte a vítimas de violência doméstica. Essa iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades com a proteção das vítimas e a garantia de um ambiente seguro para denúncias e apoio.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, destacando-se o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Dr. Ulisses Gabriel, a Delegada Regional de Laguna, Dra. Vivian Garcia Selig, o Delegado de Imbituba, Dr. Juliano Baesso, junto a sua equipe, além de outras autoridades do estado e da região que prestigiaram a solenidade e também reconheceram a importância desse núcleo em Imbituba.
“A Sala Lilás é um projeto que, em tese, seria uma sala para trazer esse maior acolhimento às mulheres vítimas de violência contra a mulher, o nosso objetivo aqui como o gestão Regional da região de Laguna, é justamente fazer um núcleo de Atendimento à Mulher, que nós tenhamos ao decorrer dos tempos o delegado específico, escrivão, agentes de polícia, psicólogo e policial para atender todas essas demandas da sociedade”, citou a delegada Regional de Laguna, Dra. Vivian Garcia Selig.
“O nosso objetivo é reprimir a violência, mas trazer em movimento a comunidade de defesa da sociedade, de uma maneira geral, desde a saúde emocional, psicológica, física, moral ou patrimonial”, afirmou a delegada regional de Laguna.
O delegado de Imbituba, Dr. Juliano Baesso, fez um agradecimento aos colegas de trabalho que fizeram parte desse feito. “Eu tenho que agradecer muito aos meus policiais aqui da Delegacia, sem eles a gente não conseguiria ter feito isso hoje. Eu tenho uma equipe de ouro aqui. Os policiais que trabalham na delegacia de Imbituba exercem um serviço essencial à sociedade na apuração de todos os tipos de crime, seja de violência doméstica, crimes graves ou crimes praticados em público. A gente fez esse ano inúmeras operações policiais dos vários segmentos, em várias espécies de crimes e acredito eu que a gente vem cada vez mais recebendo o apoio da população”, disse.
“Desde 2019 vinha buscando a criação de um espaço que pudesse realmente receber melhor as mulheres, para se sentirem mais acolhidas, mais confortáveis, fizemos reuniões com a Delegacia Geral, vereadores, prefeitos e esse ano, felizmente, a gente conseguiu então empreender esforços e reformar a Delegacia, ampliar uma parte para que realmente a gente conseguisse criar essa Sala Lilás”, afirmou o delegado de Imbituba.
O Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Dr. Ulisses Gabriel, destacou que o projeto ‘Sala Lilás’ é uma criação do Plano de governo de Jorginho Mello. “O governador tem pedido para nós intensificarmos o combate ao crime, é na prevenção e repressão. A Sala Lilás e essa estrutura para atender melhor às vítimas de violência doméstica é um projeto do governador, está no seu plano de governo, e nós estamos cada vez mais intensificando essas ações por todo o Estado. Neste momento é em Imbituba, cidade muito importante aqui da Amurel, que cresce cada vez mais”, ressaltou Dr. Ulisses Gabriel.
Canais de atendimento e ajuda à mulher
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Existem diversos serviços e instituições que podem prestar o atendimento e o apoio necessários para romper o ciclo da violência.
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. A denúncia pode ser feita de forma anônima disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Ligue 190 - PMDF
Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência, pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local para o atendimento. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Sala Lilás; Delegacia de Polícia Civil de Imbituba
Diante de qualquer situação que configure violência doméstica, a mulher deve registrar a ocorrência em uma delegacia de polícia, que funciona 24 horas por dia, todos os dias.
Texto e foto: por redação RSC Portal
Deixe seu comentário