Jovem sobrevive após disparar prego no próprio coração e recebe alta em hospital no Sul de SC
-
Imagem Hospital Dom Joaquim/ Divulgação - Jovem sobrevive após disparar prego no próprio coração e recebe alta em hospital no Sul de SC
Cirurgia de emergência salvou a vida do adolescente, que teve o ventrículo direito perfurado por pistola de pregos
Um adolescente de 17 anos sobreviveu a um grave acidente após disparar acidentalmente uma pistola de pregos no próprio coração. O caso aconteceu em Morro Grande, no Sul de Santa Catarina. O jovem Ederson Ezequiel Scheffer foi levado às pressas para o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, onde passou por uma cirurgia de emergência no dia 20 de junho.
Ele teve alta nesta quinta-feira (26) e comemorou a recuperação: “Nasci de novo. Estou pronto para continuar traçando meus objetivos”.
O equipamento envolvido no acidente é geralmente utilizado em serviços de marcenaria. De acordo com o cirurgião cardiovascular Américo Kitawara, o prego, de aproximadamente quatro centímetros, perfurou o osso do peito e atingiu o ventrículo direito do coração, provocando um tamponamento cardíaco. A situação era crítica: “Se a câmara cardíaca tivesse sido perfurada, o sangramento seria em litros e o paciente não resistiria. Foi por muito pouco”, explicou o médico.
A operação envolveu uma equipe multidisciplinar e consistiu na abertura do pericárdio para localizar e estancar a lesão, além da remoção de coágulos ao redor do coração. Segundo o enfermeiro perfusionista Ederson Nunes Jacinto, o acidente só não foi fatal porque o prego não era um pouco maior. “Foi um milagre”, disse.
A mãe do jovem, Elizete Rocha Scheffer, agradeceu a agilidade dos profissionais: “Agiram rápido e com muita competência. Salvaram o meu filho”.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário