Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024 com dicas e exemplos de textos nota mil
Projeto inédito de acrobacias circenses para adolescentes promove saúde mental em Imbituba
-
- Foto: divulgação/AcroLab
Além de integrar atividade física e artística das acrobacias circenses, o projeto realiza rodas de conversa sobre saúde mental e momentos de socialização entre os alunos
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. Entre elas, um projeto inovador surge em Imbituba, o AcroLab, que oferece aulas gratuitas de acrobacias de solo e aéreas para 15 adolescentes de escolas públicas da cidade.
A iniciativa integra ações culturais e esportivas para promoção da saúde mental, é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
As aulas tiveram início na última quinta-feira, 05 de setembro, e serão realizadas até outubro de 2024 no Espaço Dunas, em Itapirubá, Imbituba (SC), com transporte incluso, garantindo acessibilidade para todos os participantes. O projeto integra atividade física e artística das acrobacias circenses, além de realizar rodas de conversa sobre saúde mental e momentos de socialização entre os alunos que estudam em três escolas distintas do município.
Dados que preocupam
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios foram registrados no mundo em 2019, com estimativas de que esse número ultrapasse 1 milhão devido à subnotificação. No Brasil, cerca de 14 mil casos são registrados anualmente, com uma média de 38 suicídios por dia. Infelizmente, as Américas seguem uma tendência de aumento, ao contrário de outras regiões do mundo.
Em Santa Catarina, em 2023, foram registrados 962 suicídios, dos quais 76% (738) foram cometidos por pessoas do sexo masculino. Entre crianças e adolescentes, na faixa etária dos 10 aos 19 anos, foram 41 óbitos. O maior número de casos ocorreu entre os 30 e 49 anos, somando 366 óbitos. Em 2024, até o dia 29 de agosto, os números já chegam a 616 casos, sendo 77% (475) entre indivíduos do sexo masculino. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
A importância da saúde mental e a conexão com o projeto AcroLab
Atividades culturais e esportivas, como as acrobacias circenses, são ferramentas poderosas para promover o bem-estar mental entre os jovens. "Especialmente para os adolescentes, é essencial para a saúde mental ter um equilíbrio entre o tempo diante das telas e atividades enriquecedoras. Um ótimo jeito para isso é engajar-se em esportes, assim como em atividades culturais e artísticas que podem elevar a autoestima e diminuir o estresse", explica a psicóloga Marina Morena Giannini.
A coordenadora do AcroLab, Jus Prado, destaca o impacto positivo do projeto: "Oferecer outra perspectiva de vida através do movimento corporal e artístico que o tecido acrobático promove, além de proporcionar um ambiente seguro para que os adolescentes possam se socializar, criar e colaborar entre si, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade".
O Setembro Amarelo é uma oportunidade para lembrar que todos podemos atuar na conscientização sobre a importância da vida e no combate ao estigma em torno da saúde mental. A campanha, idealizada por entidades como o Centro de Valorização da Vida (CVV - disque 188) continua a ser um marco na prevenção do suicídio, e o AcroLab se une a essa causa promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos jovens por meio da cultura e do esporte.
Serviço
Centro de Valorização da Vida - 188 (disponível 24h por dia)
Deixe seu comentário