logo RCN
Geral

SC tem melhora da qualidade do ar e céu azul pela primeira vez em quase uma semana

  • - Foto: imagem internet

Essa melhoria, contudo, pode ser temporária. A partir de quarta-feira (18), os ventos devem mudar novamente, trazendo de volta a fumaça

A qualidade do ar em Santa Catarina melhorou consideravelmente nesta segunda-feira (16), atingindo o nível considerado "bom" pela primeira vez desde a última quarta-feira (11), de acordo com o site suíço IQAir. Em Florianópolis, por exemplo, o índice de qualidade do ar chegou a 42, dentro da faixa que classifica o ar como seguro para a população.

O IQAir utiliza uma escala numérica para medir a qualidade do ar: de 0 a 50, é classificado como bom; entre 51 e 100, moderado; entre 101 e 150, insalubre para grupos sensíveis; de 151 a 200, insalubre para a maioria; de 201 a 300, muito insalubre; e acima de 301, perigoso. Para efeito de comparação, na sexta-feira (13), Florianópolis registrava 151, com picos de 158, sendo a segunda cidade com o pior ar do Brasil.

O índice, chamado AQI (Air Quality Index, ou Índice de Qualidade do Ar), segue o padrão da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, levando em conta cinco principais poluentes: ozônio troposférico, partículas, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.

Em Santa Catarina, há três estações de monitoramento: duas em Tubarão e uma em Capivari de Baixo, onde a qualidade do ar também está boa, com índices variando entre 24 e 30.

De acordo com Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram, dois fatores principais explicam essa melhora: a chuva do fim de semana, que limpou a atmosfera ao "lavar" os poluentes, e a mudança nos ventos, que agora sopram do Sul e Sudeste, afastando a fumaça das queimadas da Amazônia e do Pantanal que vinha impactando o Estado.

Essa melhoria, contudo, pode ser temporária. A partir de quarta-feira (18), os ventos devem mudar novamente, trazendo de volta a fumaça, especialmente para a região Oeste de Santa Catarina.

A fuligem e os poluentes presentes na atmosfera continuam sendo motivo de preocupação, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Especialistas, como a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Margareth Dalcolmo, alertam para o risco de problemas respiratórios agravados por essa exposição contínua, como rinites, asma e bronquite.

Cuidados com a saúde

O Governo de Santa Catarina publicou na quarta-feira (11) uma nota com orientações à população em relação a qualidade do ar no Estado:

  • Hidratação constante: Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede;
  • Ambientes internos: Utilize umidificadores de ar ou recipientes com água para melhorar a umidade dentro de casa;
  • Evitar atividades ao ar livre: Especialmente em horários de maior concentração de poluentes;
  • Buscar atendimento médico: Se os sintomas respiratórios ou irritações persistirem, é aconselhável procurar assistência médica.​
Projeto de Lei propõe regulamentação do uso de câmaras de bronzeamento artificial em SC Anterior

Projeto de Lei propõe regulamentação do uso de câmaras de bronzeamento artificial em SC

Eclipse Lunar; evento astronômico será visível em todo o brasil nesta terça (17) Próximo

Eclipse Lunar; evento astronômico será visível em todo o brasil nesta terça (17)

Deixe seu comentário